Meditação de Visualização – Benefícios e Técnicas Para Desvendar a Vida dos Seus Sonhos
O que é meditação de visualização?
Você está curioso sobre a prática da meditação de visualização? Você está se perguntando se esta prática pode ajudar a melhorar seu sono, vida, bem-estar geral e até mesmo ajudá-lo a atingir seus objetivos? Leia mais para descobrir!
Este é um exercício que combina meditação e visualização. Com base no calmo reflexo da vida, ele permite que você visualize uma experiência antes de tê-la vivido na vida real. Aqueles que o praticam o incentivam a visualizar apenas experiências positivas e calmantes na vida.
Meditação de Visualização: Budismo
A prática da meditação de visualização foi desenvolvida na Índia (e em outros países vizinhos) e é praticada no Vajrayana, também conhecido como Budismo Tântrico. No budismo tântrico, os seguidores desta religião são freqüentemente aconselhados a se visualizarem como budas e bodhisattvas. Inclui também visualizações do interior do corpo, a fim de manipular as energias do corpo e da mente.
Qual é o ponto de meditação de visualização?
Essa prática costuma ser usada para ajudar a direcionar sua mente para uma meta específica que você adoraria alcançar. Este exercício mental pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo ainda mais rápido do que aqueles que não o praticam.
Alguns benefícios da meditação de visualização incluem:
- Melhor desempenho atlético
- Maior foco e clareza mental
- Níveis reduzidos de estresse e ansiedade
- Um aumento na autoconfiança
- Alívio da dor
- Melhor gerenciamento de estresse
- Sono melhorado
- Melhor imunidade
Como praticar meditação de visualização?
Não existe uma maneira certa ou errada de fazer isso. Você pode optar por deixar sua imaginação assumir o controle enquanto se senta e aproveita o passeio. Se isso não parece uma boa opção para você, então escolha seguir algumas técnicas de meditação de visualização para ajudá-lo a praticar melhor.
Aqui estão algumas técnicas de visualização de meditação para você escolher:
- Respiração de cor
Este método requer que você associe uma cor (qualquer cor) a uma emoção positiva ou vibração relaxante.
- Comece sentando em uma posição confortável, com os olhos fechados.
- Concentre-se em sua respiração e visualize uma cor de que goste.
- Pense sobre essa cor específica e os sentimentos positivos com os quais você a associa.
- Imagine a sensação que você obtém disso, sentindo seu corpo da coroa até os dedos dos pés.
- Imagine todas as emoções indesejadas sendo drenadas de seu corpo a cada expiração e substitua-as pela cor escolhida a cada inspiração.
- Meditação Compassiva
Também conhecida como meditação da bondade amorosa, ela o ajuda a desenvolver sentimentos de compaixão e bondade para consigo mesmo e para com os outros.
- Comece sentando em uma posição confortável e com os olhos fechados.
- Concentre-se em sua respiração e visualize a si mesmo ou outra pessoa em sua vida.
- Reserve um momento para se lembrar de seus sentimentos em relação à pessoa em sua mente. Quer os sentimentos sejam de amor, indiferença ou ódio, permita-se senti-los sem julgamento.
- Imagine os desafios ou a dor que eles estão ou podem enfrentar na vida.
- Concentre-se nos sentimentos positivos de paz, calma, alegria, cura ou felicidade e imagine a luz do seu coração para o deles, enviando esses sentimentos positivos para eles.
- Às vezes, repetir um mantra afirmando que você está enviando a eles (ou a si mesmo) esses sentimentos pode ajudá-lo a se concentrar.
- Se você estiver direcionando a visualização para si mesmo, imagine a dor e outros sentimentos difíceis diminuindo a cada expiração, enquanto a luz dourada viaja pelo seu próprio corpo.
- Relaxamento muscular progressivo
Este exercício ajuda a aliviar os músculos rígidos ou contraídos que podem ser causados por estresse ou sentimentos de ansiedade .
- Comece deitando-se em uma superfície firme, mas confortável, feche os olhos e concentre-se na respiração
- Faça uma “varredura corporal” e observe os músculos que não estão tensos ou com dor.
- Depois de separar os músculos bons dos que o incomodam, escolha um grupo de músculos, inspire e segure esses músculos com força.
- Prenda a respiração e esses músculos por cinco segundos e, em seguida, libere lentamente os dois enquanto visualiza a tensão e a dor deixando seu corpo.
- Continue se concentrando na respiração e descanse por cerca de dez segundos antes de passar para o próximo grupo de músculos tensos.
- Visualização de metas
Esse método ajuda a enganar seu cérebro, fazendo-o acreditar que um certo objetivo positivo na vida já foi alcançado. Este método específico é usado para ajudar a impulsionar ou fomentar o otimismo, a esperança e outros sentimentos positivos de alcançar um determinado objetivo na vida.
- Comece sentando em uma posição confortável e com os olhos fechados.
- Concentre-se em sua respiração e visualize um objetivo de vida específico em sua mente. Pode ser conseguir uma promoção no trabalho, levantar pesos na academia, aprender uma nova habilidade, etc.
- Imagine-se finalmente tendo sucesso neste objetivo. Visualize a localização, os sentimentos que estarão percorrendo seu corpo e as pessoas ao seu redor que estão felizes por você.
- Tenha um mantra positivo que lhe diga que você pode atingir essa meta e que tem força para alcançá-la.
- Concentre-se em sua respiração e em seu mantra enquanto visualiza a cena de seu sucesso.
- Imaginação guiada
Isso requer que você visualize cenas e imagens positivas em sua cabeça. Isso o ajuda a relaxar, lidar com o estresse ou o medo e a se sentir mais em paz consigo mesmo. Este método é comumente usado na meditação de visualização do sono. Imagens guiadas e visualização guiada funcionam quase da mesma maneira.
Meditação de visualização do sono
Segundo a American Sleep Association, cerca de 30% dos adultos têm problemas de insônia de curta duração e cerca de 10% têm dificuldades crônicas para adormecer e / ou permanecer dormindo. De acordo com esta organização e a Fundação do Sono, recomenda-se que os adultos durmam de 7 a 9 horas por noite para ajudá-los a funcionar da melhor forma. No entanto, apesar disso, cerca de um terço dos adultos costuma dormir menos de 7 horas por noite.
Essa falta de sono costuma ser causada por ansiedade, estresse, depressão, motivos biológicos, escolhas de estilo de vida ou mesmo tecnologia, como assistir TV, usar o telefone celular, jogar videogame ou usar o computador antes de dormir. Com a insônia e outros problemas de sono se tornando cada vez mais comuns, técnicas, como a meditação visual do sono, são úteis para ajudar as pessoas a adormecerem mais rapidamente.
Essa prática é recomendada porque expande sua capacidade de focar em imagens calmantes e repousantes, ao invés de se deter em pensamentos ansiosos e amedrontadores que podem causar insônia e impedir que você durma profundamente e profundamente.
Uma técnica simples de meditação para visualização do sono:
- Imagine-se em um lugar onde você já se sentiu mais tranquilo e relaxado.
Isso pode ser durante uma caminhada em um extenso campo de flores, sentado à beira-mar observando e ouvindo as ondas, deitado do lado de fora olhando as estrelas e ouvindo o chilrear dos grilos, etc.
- Quando sua mente estiver aqui, observe o máximo de detalhes sensoriais que puder. Que hora do dia é? Você está com frio e congelando ou quente e aconchegante? Que sons existem? Se você está em um oceano, as ondas estão quebrando e como é o céu? Se você está observando as estrelas, quão brilhantes elas são? Você pode sentir a grama sob seus pés? Há uma fogueira queimando nas proximidades?
Visualize este lugar tranquilo por alguns minutos antes de ir para a cama ou enquanto estiver na cama, e isso o ajudará a adormecer mais rápido. Se acontecer de você acordar no meio da noite, repita o processo. A meditação de visualização e outras formas de meditação do sono aumentam a qualidade do sono, o que por sua vez leva a:
- Níveis mais baixos de estresse
- Melhor clareza mental e memória
- Melhores hábitos alimentares
- Maior produtividade e desempenho atlético
- Menor risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2
- Melhoria da função imunológica
Como realizar a visualização guiada da meditação tranquila?
A vida nem sempre é tranquila e, à medida que passamos por ela, passamos por muitos altos e baixos. Embora adoremos que apenas as grandes experiências permaneçam conosco, às vezes os sentimentos de tristeza e dor emocional podem permanecer conosco também, levando à infelicidade. O desapego não tem que ser apenas sobre a dor causada por alguém; maus hábitos também são algo que muitos de nós achamos bastante difícil abandonar. Eles também podem nos impedir de prosperar na vida e alcançar nossos objetivos.
Se você está procurando uma maneira de deixar o passado para trás e alcançar um futuro melhor, tentar uma rotina de “visualização guiada pela meditação do desapego” pode ajudá-lo a livrar-se da dor de cabeça ou de hábitos autodestrutivos.
Aqui está uma rotina simples de meditação de visualização guiada de desapego para você experimentar:
- Como você deseja viver sua vida na melhor versão do seu futuro
- O que precisa ser limpo ou podado – podem ser pessoas, comportamentos ou apenas lixo na casa que está fazendo você se apegar a um eu do passado.
- Quais qualidades ou características você precisa adotar para se tornar a melhor versão de si mesmo.
- Quais etapas de ação específicas você precisa realizar para conseguir isso. Certifique-se de incluir algo que você pode fazer hoje.
Vá fazer aquela coisa e continue dando esses passos todos os dias até atingir seus objetivos e ficar longe de toda a toxicidade em sua vida.
Por que a visualização funciona na meditação?
Pesquisas usando imagens cerebrais sugerem que a visualização funciona porque, quando imaginamos coisas, os neurônios em nossos cérebros interpretam as imagens como equivalentes a uma ação da vida real. Eles criam uma via neural que prepara nosso corpo para agir de forma consistente com o que imaginamos.
Em termos mais simples, ‘ver para crer’. O que quer que você treine sua mente para acreditar se torna sua realidade, e quanto mais você faz, mais sua vida real começa a mudar e emular o que sua mente imagina.
A visualização foi e é frequentemente usada por celebridades populares para ajudá-las a se preparar e até mesmo a vencer em seus respectivos esportes. Enquanto envolvem todos os seus sentidos, esses atletas usam imagens internas vívidas e altamente detalhadas e passagens de todo o desempenho, bem como seu conhecimento do local esportivo para ajudá-los a vencer.
A meditação de visualização pode aumentar a motivação, aumentar sua confiança e autoeficácia, melhorar o desempenho motor e preparar seu cérebro para o sucesso. Você pode basicamente começar a jornada para viver sua vida melhor no conforto de sua cadeira ou travesseiro de meditação!
Como melhorar a visualização da meditação?
Como tudo na vida, a meditação da visualização criativa pode ser difícil de dominar, especialmente para um iniciante. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a dominar e, eventualmente, se tornar um mestre neste
1. Sempre mantenha seus olhos fechados
É muito mais fácil visualizar com os olhos fechados, pois evita que você se distraia com as coisas ao seu redor ou que estão acontecendo ao seu redor.
2. Concentre-se no positivo
Ao tentar imaginar uma vida melhor, muitas pessoas tendem a se concentrar nas coisas ruins primeiro, em vez de nas coisas boas. Visualize sua vida como você deseja e não como está atualmente. Embora o presente possa ser ruim, o futuro em sua mente pode ser tão glorioso e gratificante quanto você deseja. Preste atenção nisso.
3. Vá com calma consigo mesmo
Pessoas que já meditam há muito tempo conseguem manter o foco em sua visualização e evocar imagens vívidas muito rapidamente. Como um iniciante, você irá, na maioria das vezes, perder o foco e até mesmo não ser capaz de evocar imagens. Aqueles que conseguem imaginar algo, muitos acham que as imagens estão borradas e não tão claras e vívidas como gostariam. Em vez de se sentir frustrado, continue praticando e, eventualmente, seu foco e sua imaginação irão melhorar.
4. Seja específico
Não pense apenas em uma promoção, especifique a posição que a promoção vai ocupar, o cargo que ocupa, bem como o aumento de salário que virá com ela. Em vez de pensar na perda de peso em geral, especifique o peso exato que gostaria de ter ao subir na balança. Seus objetivos não devem ser vagos, mas muito específicos nos mínimos detalhes.
Conclusão
A meditação de visualização é uma prática usada há muitas décadas e tem benefícios incríveis para aqueles que a praticam. Se você está achando difícil encontrar a motivação para atingir seus objetivos definidos ou imagina que seu futuro seja sombrio, reserve um minuto todos os dias e pratique a meditação de visualização criativa. Você só pode encontrar a resposta para seus problemas!