Posições das Mãos Para Meditação – Por Que Você Deve Usar Mudras Na Meditação

Posições das Mãos Para Meditação – Por Que Você Deve Usar Mudras Na Meditação

A meditação é uma prática focada em obter calma, clareza e consciência. Envolve um conjunto de técnicas destinadas a estimular um estado elevado de consciência e atenção concentrada. A meditação está no centro das atenções agora devido aos muitos benefícios associados a ela. Desde a época em que as pessoas começaram a meditar, isso foi associado a certos movimentos e posições das mãos. Essas posições das mãos de meditação desempenham um papel importante quando se trata de meditação.

O que é Mudra?

Conforme declarado, a meditação contém certos movimentos e posições das mãos; esses gestos são chamados de mudra. Mudra é o uso de gestos com as mãos durante a meditação para canalizar o fluxo de energia do seu corpo. Essas posições das mãos são usadas durante a meditação para reforçar estados de cura específicos da mente. Diz-se que esses gestos ajudam a atrair a atenção plena para dentro do corpo e a reconectá-lo com a linguagem de compaixão, bondade, bondade, criatividade e alegria do seu coração .

Quando se trata de mudras, cada dedo representa um elemento diferente: o polegar é usado para representar o espaço; o dedo indicador é usado para representar o ar; o dedo médio é usado para representar o fogo; o dedo anular é usado para simbolizar a água; o mindinho é usado para representar a terra. Assim, acredita-se que quando você combina diferentes dedos em diferentes posições para criar diferentes mudras, você está na verdade se conectando a essa poderosa energia.

Mudras e estados de espírito

Mudras têm sido usados ​​desde que as pessoas começaram a meditar. Eles são usados ​​para encorajar um certo estado de espírito. Cada mudra tem um significado simbólico externo e uma função experimental interna. Isso ocorre porque os mudras se comunicam com a pessoa que os executa e com a pessoa que os observa. 

Mudras às vezes são chamados de selos. A razão para o nome está no fato de que você está unindo duas partes de sua mão. Mudra também ajuda a desbloquear o chakra. Estes são centros de energia em seu corpo. Para que os chakras funcionem da melhor maneira possível, eles precisam permanecer abertos ou equilibrados. Quando um determinado chakra está bloqueado, pode-se experimentar sintomas físicos ou emocionais relacionados a esse chakra específico. Seu corpo é composto de sete chakras principais que percorrem a medula espinhal. Diz-se que os mudras ajudam a manter esses chakras abertos e equilibrados.

Posições de mãos diferentes para meditação

Agora que você sabe o que é mudra, existem muitas posições e gestos diferentes das mãos que podem ser usados ​​durante a meditação. Apenas destacado anteriormente, esses diferentes mudras têm significados diferentes e as pessoas os usam por motivos diferentes. 

Aqui estão vários mudras diferentes e o que eles significam: 

  • Bodhyagri

Esta posição da mão na meditação budista também é conhecida como mudra da sabedoria suprema. Outras pessoas se referem a ele como o mudra dos seis elementos.

Você faz esse mudra segurando o dedo indicador direito com o punho esquerdo. 

  • Bhumisparsha

Este mudra também é conhecido como a terra tocando mudra ou chamando a terra de testemunha. É um mudra muito comum entre os budistas, pois é usado para representar o momento do despertar de Buda. Quando o Buda se torna iluminado, ele toca a terra com este mudra para que a terra possa testemunhar. Este mudra geralmente é realizado na posição sentada. Aqui, a mão esquerda repousa sobre o colo com a palma da mão voltada para cima, enquanto a palma da mão direita está voltada para baixo no joelho direito, com os dedos apontando para o solo ou, neste caso, para a terra. 

  • Dharmachakra 

Este mudra também é conhecido como o mudra de girar a roda do ensino. Neste gesto de mão específico, ambas as mãos são usadas. 

Para fazer isso, primeiro você pega o dedo indicador direito e certifique-se de que ele toca o polegar direito. Faça o mesmo com a mão esquerda, onde o indicador esquerdo toca o polegar esquerdo. Isso resulta em ambas as mãos criando dois círculos ou rodas. A mão esquerda deve estar voltada para dentro e a mão direita deve estar voltada para fora. A palma esquerda deve estar na frente da palma direita. Ambas as mãos devem ser mantidas perto do coração, bem na frente dele. Diz-se que foi usado quando o Buda ensinou pela primeira vez depois de sua iluminação. A roda gira e, portanto, representa o movimento e a transição. 

  • Abhaya 

É o gesto de destemor ou bênção. É usado para representar a proteção, paz, benevolência e dissipação do medo. Pode ser executado sentado ou em pé. 

Para fazer este mudra, primeiro você deve levantar a mão direita até a altura do ombro. Esta mão deve estar ereta enquanto a palma está voltada para fora e os dedos apontando para cima. A mão esquerda geralmente fica pendurada. Este mudra é o gesto de destemor. O destemor é o próximo estágio da vida de Buda logo após alcançar a iluminação.

  • Varuna 

Esse gesto significa equilibrar o elemento água no corpo. Diz-se que ajuda a aliviar a constipação ou indigestão. 

Para fazer esse gesto, você primeiro toca a ponta dos dedos mínimos com as pontas dos polegares, mantendo os outros três dedos estendidos. Suas mãos devem estar voltadas para cima e sobre os joelhos. 

  • Jnana 

Este é o gesto do conhecimento. É usado para lembrar às diferentes pessoas que elas têm acesso à fonte interior de sabedoria dentro de si mesmas. 

Para fazer este mudra, primeiro enrole os indicadores em direção à base do polegar para criar um círculo. O resto de seus dedos deve estar reto. Você pode escolher colocar as palmas das mãos voltadas para cima ou para baixo sobre os joelhos. 

  • Karana 

Este mudra é usado para significar afastar o mal. Ajuda a afastar o mal, livrar-se dos demônios e expulsar as energias negativas. Pode ser usado para aumentar a felicidade. Este mudra pode ser feito em pé ou sentado.

Para fazer isso, primeiro você toca o dedo médio e anular da mão direita com o polegar. Em seguida, estenda o dedo mínimo e o indicador da mesma mão. Isso cria um gesto que se parece muito com o símbolo de “pedra na” mão. Sua mão direita deve ser colocada na frente do seu coração, e sua palma deve estar voltada para fora. 

  • Gyan 

Este é o mudra mais comum. Se você for à internet e pesquisar sobre meditação, provavelmente encontrará um bom número de fotos mostrando esse gesto. Diz-se que esse mudra melhora a concentração e aguça a mente. Também é usado para aumentar a consciência e a percepção. 

Para fazer esse gesto, primeiro comece tocando a ponta do dedo indicador com a ponta do polegar. A próxima coisa a fazer é estender o resto dos dedos e certificar-se de que estão retos. 

  • Buddhi 

Este é o gesto de clareza mental. É usado quando se quer entender o que seu subconsciente está lhe dizendo. Um exemplo de algo que você gostaria de entender é o que seus sonhos estão tentando lhe dizer ou o que eles significam. Este gesto é conhecido por melhorar a comunicação entre o interno e o externo. 

Para fazer este mudra, primeiro toque o polegar com o dedo mínimo. O próximo passo é estender e certificar-se de que o resto dos dedos permaneçam retos. 

  • Shuni 

Esse gesto é usado para melhorar a intuição, o estado de alerta e os poderes sensoriais. Também ajuda a purificar seus pensamentos e emoções. Se você deseja clareza em sua próxima etapa de ação ou qualquer coisa, este é o mudra para isso. Ele usa o fogo dentro de você para atrair a atenção e a intenção concentradas.

Para fazer esse gesto, você primeiro toca a ponta do dedo médio com a ponta do polegar. A próxima coisa a fazer é estender os outros dedos e garantir que eles fiquem nessa posição. 

  • Prana 

Todos nós temos prana. Prana é a força vital dentro de todos nós. Este é um gesto bastante importante pelo que faz. É usado para ativar a energia adormecida em seu corpo (o prana). Ajuda a despertar seu prana pessoal e a estar mais em sintonia com o prana ao seu redor. 

Para fazer este mudra, primeiro comece tocando o anel e o dedo mínimo com a ponta do polegar. Em seguida, endireite os outros dois dedos e mantenha-os nessa posição. 

  • Dhyana

Este gesto é compartilhado entre a maioria das práticas de meditação orientais. Este mudra é usado para trazer uma concentração mais profunda. Também é conhecido por ajudar a alcançar a paz interior. 

Para fazer esse gesto, comece colocando as duas mãos uma em cima da outra, com as palmas voltadas para cima. A mão direita deve estar em cima da mão esquerda. As pontas dos polegares devem se tocar. A mão superior direita geralmente é usada para simbolizar a iluminação, enquanto a mão esquerda inferior é usada para representar o mundo das aparências ou ilusão. 

  • Ganesha

Este gesto funciona muito bem quando você deseja remover todos os tipos de obstruções em sua vida. Ajuda a melhorar a positividade e é fonte de incentivo nos momentos difíceis. 

Para fazer este mudra, primeiro coloque a mão esquerda na frente do peito. A palma desta mão deve estar voltada para fora e o polegar deve estar voltado para baixo. A próxima coisa a fazer é colocar a outra mão na frente da mão esquerda. A palma da sua mão direita deve estar voltada para você e deve estar na palma da mão esquerda. Então, finalmente, trave os dedos juntos, segurando-os em uma posição meio dobrada. 

  • Varada 

É o gesto de doação ou generosidade. Representa oferta, caridade, doação, compaixão e sinceridade. 

Para fazer este mudra, primeiro você coloca a mão esquerda no joelho esquerdo. A palma da mão esquerda deve estar voltada para cima e os dedos estendidos. Quando se trata da mão direita, você pode escolher fazer um gesto diferente ou apenas colocá-lo no joelho direito voltado para cima. 

  • Anjali 

Este gesto vem em nomes diferentes. Algumas pessoas se referem a ele como Namaskara Mudra e outros como Hridayanjali Mudra. Este é outro gesto muito comum. É o gesto de saudação, oração e adoração. 

Para fazer este mudra, coloque as palmas das mãos juntas na altura do coração. Certifique-se de que todas as pontas dos dedos estejam apontadas para cima. 

  • Vitarka

Este é o gesto de ensinar. Ajuda a significar a transmissão e discussão dos ensinamentos de Buda. 

Para fazer esse gesto, primeiro você toca a ponta do dedo indicador direito com a ponta do polegar, criando um círculo que simboliza a roda do ensino. Em seguida, levante essa mão ao nível do peito e certifique-se de que sua mão esteja voltada para fora. Sua mão esquerda deve estar apontando para baixo, voltada para fora, ou deitada com a palma para cima em seu colo. 

  • Apana 

Este é o gesto de eliminação de toxinas. É bom para a digestão mental e física, além de eliminar resíduos do corpo. 

Para fazer essa postura, você primeiro traz o dedo anular e o dedo médio até o polegar. Esses dois dedos devem ficar logo atrás da ponta do polegar. 

Conclusão

Esses são os principais exemplos de posições das mãos em meditação. Como você viu, cada mudra é criado por diferentes posições dos dedos e das mãos. Todo mudra é responsável por uma determinada coisa. Se você deseja atingir a concentração ou obter compaixão, existe um mudra para cada um deles. Você não pode realmente dizer que está meditando se não incluir mudras no processo. Experimente e incorpore os diferentes gestos com as mãos que foram destacados neste artigo em sua prática de meditação e veja como funciona para você.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido

Pegue Seu Ebook Grátis

Conheça o eBook “Desvendando o Terceiro Olho”. Cliquei no botão abaixo para acessar a página de download.