Meditação Kundalini Yoga: Uma Poderosa Mistura de Práticas Espirituais e Físicas

Meditação Kundalini Yoga: Uma Poderosa Mistura de Práticas Espirituais e Físicas

A meditação Kundalini yoga é uma prática antiga do leste que lentamente tem ganhado popularidade entre os países ocidentais e algumas celebridades de grande nome. Aqueles que praticam a meditação kundalini yoga afirmam que ela os ajuda a aumentar a força, melhora a saúde do cérebro, promove a atenção plena e um estado de consciência elevado.

Apesar de suas críticas entusiasmadas, pode-se perguntar se essa prática realmente funciona como anunciada ou se é outra mania – popularizada por personalidades mal informadas da mídia – que está fadada a desaparecer em alguns meses. Se você está curioso para saber o que é, quais são os benefícios da meditação kundalini ioga, ou apenas deseja aprender como fazer a meditação kundalini ioga, continue lendo para aprender todos os fatos.

O que é meditação Kundalini Yoga?

Esta prática é uma combinação de ioga kundalini e meditação kundalini. Embora essas duas práticas possam ser feitas separadamente, na maioria das vezes elas são combinadas e feitas ao mesmo tempo, seja consciente ou inconscientemente. À luz disso, a meditação kundalini ioga pode ser referida como uma combinação de respiração, movimento e som.

Qual é o objetivo principal da meditação Kundalini Yoga? Embora essa atividade tenha vários benefícios que atraem as pessoas, a principal motivação por trás dela é despertar a energia kundalini que se encontra em todos nós . O que é energia kundalini? Em sânscrito – a língua clássica do sul da Ásia e a língua sagrada do hinduísmo – a palavra “Kundalini” significa “cobra enrolada”.

Com base em uma crença antiga – aproximadamente 1.000 aC a 500 aC – todos têm uma energia divina que repousa na base da coluna, no sacro. Essa crença afirma ainda que, por meio dessa forma específica de meditação, pode-se “desenrolar a cobra”, assim, despertando, liberando e aproveitando a energia kundalini – a energia divina – que está dentro deles . Diz-se que essa energia sobe da base da espinha, passa pelos sete chakras e sai pelo sétimo chakra, localizado bem no topo do chakra cabeça-coroa.

Qual é a diferença entre Kundalini Yoga e meditação

A ioga Kundalini é descrita como uma combinação de meditação, exercícios respiratórios, mantras e posturas físicas de ioga . Por outro lado, a meditação é definida como uma prática contínua que o ajuda a treinar sua mente, criar um estado elevado de consciência e focar seus pensamentos . Embora existam diferentes tipos de meditação, alguns que requerem mantras,  assim como a ioga kundalini, a principal diferença entre essas duas práticas populares é que a meditação não requer nenhuma postura física de ioga.

Noções básicas de meditação Kundalini Yoga

Como afirmamos acima, a meditação kundalini ioga é uma combinação de respiração, movimento e som. Respiração, neste caso, refere-se aos exercícios de respiração da kundalini que são usados ​​nesta prática. Eles incluem :

Respiração alternativa pela narina

  1. Sente-se em uma posição confortável, levante uma das mãos à frente do rosto e feche os olhos.
  2. Com o polegar direito, pressione e feche a narina direita.
  3. Inspire lenta e profundamente pela narina esquerda e faça uma pausa.
  4. Usando o dedo mínimo da mão direita, feche a narina esquerda e solte o polegar direito da narina direita.
  5. Expire totalmente pela narina direita e repita todo o processo novamente.
  6. Continue este exercício por 30 minutos.

Sopro de Fogo

  1. Sente-se em uma posição confortável e respire fundo várias vezes.
  2. Após a última inalação, expire pelo nariz e force todo o ar dos pulmões, contraindo os músculos centrais – os músculos abdominais.
  3. Inspire imediatamente pelo nariz, permitindo que o ar flua de volta para os pulmões.
  4. Expulse rapidamente todo o ar dos pulmões, contraindo os músculos do núcleo e, em seguida, solte e inspire para deixar o ar entrar de volta.

Observe que a respiração do fogo é feita em movimentos rápidos e poderosos – cerca de 2 a 3 respirações por segundo.

Respiração longa e profunda

  1. Sentado em uma posição confortável, descanse a ponta da língua no céu da boca e inspire o mais lentamente possível pelo nariz, mantendo a boca aberta.
  2. Concentre-se primeiro em encher o estômago de ar, depois o diafragma e finalmente o peito.
  3. Faça uma pausa e expire lentamente pelo nariz. Comece liberando o ar pelo peito, seguido pelo diafragma e, finalmente, pelo abdômen.

Respiração de Soham Mantra

  1. Sentado em uma posição confortável, expire profundamente pelo nariz, mantendo o foco no diafragma enquanto faz o som “zumbido”.
  2. Inspire profundamente, expandindo sua caixa torácica enquanto se concentra na palavra “então”.
  3. Repita várias vezes.

Mantras de meditação Kundalini Yoga

Na meditação, os mantras são usados ​​para aumentar a consciência e melhorar a concentração. Diz-se que ajudam a mantê-lo focado e que usá-los pode levar a melhores resultados na meditação . Na Yoga Kundalini, os mantras são parte integrante da prática. Embora existam muitos mantras de meditação Kundalini yoga para contar, aqui estão alguns dos mais comuns que você pode ou já encontrou :

1. Ong Namo Guru Dev Namo – significa ‘Eu honro (ou reverencio) a Sabedoria Infinita, eu honro o professor interno.’

2. Ardas Bhaee Amar Das Guru, Amar Das Guru, Ardas Bhaee, Ram Das Guru, Ram Das Guru, Ram Das Guru, Sachee Sahee.

3.Aad Guray Nameh, Jugaad Guray Nameh, Sat Guray Nameh, Siri Guru Dav-vay Nameh – um mantra para buscar orientação e proteção.

4. Ek Ong Kar – significa que ‘o criador e a criação são um’.

5. Sa Ta Na Ma – significa ‘nascimento, vida, morte, renascimento’ e alguns acreditam que, com a prática habitual, pode aumentar a sua memória.

6. Har – significa Deus, Divino ou Infinito Criativo e é usado para atrair abundância em sua vida.

7. Sat Nam – significa que ou eu sou a verdade, a verdade é a minha identidade ou a verdade é a minha essência.

Kundalini Yoga Mudras

Um mudra significa selo, gesto ou marca e é um gesto simbólico usado em ioga e praticado com as mãos e os dedos . Acredita-se que cada área da mão corresponda a uma determinada área do corpo e a diferentes emoções e comportamentos. À luz disso, cada técnica de mudra envia mensagens claras ao seu corpo e mente. Alguns exemplos de mudras que você pode usar durante a meditação kundalini ioga incluem :

  • Selo do Conhecimento – Aka Gyan Mudra

Toque a ponta do dedo indicador na ponta do polegar. Mantenha os outros três dedos retos. Diz-se que esse gesto estimula o conhecimento, a sabedoria, a receptividade e a calma.

  • Selo de Clareza Mental – Aka Buddhi Mudra

Isso é feito tocando a ponta do dedo mínimo (pixie) na ponta do polegar, mantendo os outros dedos retos. Diz-se que nos ajuda a comunicar de forma clara e intuitiva e estimula o desenvolvimento psíquico.

  • Selo de Paciência – Aka Shuni Mudra

Toque a ponta do dedo médio na ponta do polegar enquanto mantém os outros 3 dedos retos. Este selo promove paciência, discernimento e comprometimento.

  • Selo do Sol, Vida – Aka Surya ou Ravi Mudra

Toque a ponta do dedo anular com a ponta do polegar e certifique-se de manter os outros dedos retos. Isso promove uma boa saúde, força nervosa e revitaliza sua energia.

  • Pose de oração – Aka Pranam Mudra

Um pouco como yin e yang, esta postura neutraliza o lado positivo do corpo (direito, sol, masculino) com o lado negativo (esquerdo, lua, feminino).

  • Venus Lock 

Esse gesto melhora a concentração, canaliza a energia sexual e promove o equilíbrio glandular.

Poses de meditação Kundalini Yoga

Quando se trata de posturas, diferentes posturas são usadas por diferentes motivos, você pode usar algumas posturas para ajudá-lo a quebrar maus hábitos , para despertar os 10 corpos , ou para desintoxicar seu corpo e promover clareza mental.

Como fazer meditação Kundalini Yoga para iniciantes?

A mediação da ioga Kundalini pode ser bastante intimidante, especialmente para iniciantes. Para evitar fazer muito e ficar sobrecarregado, aqui estão alguns passos simples a seguir :

1. Escolha um local calmo e tranquilo

Isso ajuda você a se concentrar melhor do que se você optasse por fazer esta prática em um local barulhento.

2. Escolha as roupas certas

Aqueles que praticam esta forma de meditação são encorajados a usar roupas modestas, elegantes e confortáveis ​​que permitem a liberdade de movimento. Também quase sempre se vestem de branco porque a cor expande sua aura. Acredita-se que o branco também aumenta a atenção porque manter as roupas brancas intocadas exige mais esforço e cuidado .

3. Escolha um horário

Embora você possa praticar a meditação kundalini yoga a qualquer hora, é aconselhável fazê-lo pela manhã, pois isso o ajuda a definir suas intenções para o dia. Defina um cronômetro para não perder a noção do tempo.

4. Encontre uma posição confortável

Você pode sentar-se no chão ou escolher sentar-se em uma cadeira com os pés no chão. Seja qual for a posição que você escolher, certifique-se de estar o mais confortável possível para evitar ficar inquieto.

5. Escolha um limite de tempo

Embora possa ser tentador mergulhar e tentar meditar por 30 minutos, desacelere e comece aos poucos. Os praticantes dessa prática afirmam que uma meditação de 3 minutos afeta a circulação sanguínea e o campo eletromagnético do corpo; uma meditação de 11 minutos estimula e equilibra os sistemas glandular e nervoso; e uma meditação profunda de 31 minutos afeta todas as células e limpa o subconsciente.

6. Escolha um mantra

Qualquer um dos mantras mencionados acima é uma boa opção, pois ajuda você a se concentrar. Você pode repetir o mantra em voz baixa ou em voz alta.

7. Incorporar Mudras

Dependendo de qual objetivo você está procurando, escolha um mudra que funcione para você.

8. Concentre-se na sua respiração

A respiração alternada pelas narinas é a melhor técnica de meditação kundalini yoga para iniciantes.

Assim que o cronômetro tocar, inspire profundamente, levante os braços, expire, relaxe e abra os olhos.

Quais são os benefícios da meditação Kundalini Yoga?

Os benefícios dessa prática são muitos e variados. Aqueles que passaram anos seguindo este exercício afirmam que a meditação kundalini yoga os ajudou:

  1. Tenha uma mente clara e dê-lhes rajadas de inspiração.
  2. Maior atenção plena e compaixão.
  3. Melhorou sua comunicação com os outros.
  4. Ajudou-os a encontrar seu propósito e definir suas intenções.
  5. Desenvolva uma intuição mais nítida. Assim como com a meditação, usar a meditação kundalini yoga para intuição pode ajudar a aprimorá-la .

O que a ciência diz sobre os benefícios do Kundalini Yoga?

  • Melhora o seu humor

Um estudo feito em 1986 mostrou que o envolvimento regular com essa prática poderia funcionar como uma medida não médica no tratamento de pacientes com depressão mental, pois ela produz serotonina.

  • Kundalini Yoga Meditação para dormir

Praticar Shabad Kriya todas as noites antes de dormir é uma das melhores maneiras de ajudá-lo a adormecer usando esta prática. Aqui está como fazer :

  1. Sente-se ou deite-se com a coluna reta. Coloque as mãos no colo, com as palmas para cima – a mão direita sobre a esquerda.
  2. Os polegares estão juntos e apontam para a frente.
  3. Inspire em 4 partes iguais, repetindo mentalmente o mantra Sa-Ta-Na-Ma.
  4. Prenda a respiração, repetindo o mantra 4 vezes para um total de 16 batidas.
  5. Expire em 2 braçadas iguais e repita o processo novamente.

Continue assim por 15 a 62 minutos e você começará a dormir melhor.

  • Meditação Kundalini Yoga para ansiedade

Em 2018, um estudo sobre a eficácia dessa prática no transtorno de ansiedade generalizada (TAG) revelou que esse exercício pode ser utilizado como forma de reduzir os sintomas do TAG.

  • Reduz a pressão arterial

Um estudo publicado em 2018 revelou que mesmo a forma mais simples de kundalini ioga pode ajudar a reduzir a pressão arterial em mulheres hipertensas de meia-idade (30 a 45 anos).

  • Meditação Kundalini Yoga para amor próprio

Se você tem se prejudicado por meio de palavras ásperas ou outros meios, a meditação Kundalini Yoga para o amor próprio pode ajudá-lo a ser melhor consigo mesmo. A kriya / ação específica para isso é chamada de ‘Adi Shakti Kriya reversa’ e diz-se que abre o coração, cria um relacionamento positivo consigo mesmo e o torna disponível para receber amor. Feito por cerca de 17 minutos e em 3 etapas, você pratica o amor próprio abençoando-se mentalmente e hipnoticamente .

  • Meditação Kundalini Yoga para liberar o estresse

Com o estresse levando aos transtornos mentais mais comuns hoje em dia, encontrar uma postura de meditação kundalini ioga para ajudar a liberá-lo pode ser bastante benéfico. Um exemplo é o seguinte:

  1. Sente-se com as pernas cruzadas e mantenha o pescoço travado.
  2. Relaxe os braços, dobre-os na altura do cotovelo e traga-os para o corpo, levantando-os cerca de uma polegada acima do umbigo.
  3. Coloque a mão direita na palma da mão esquerda e coloque as pontas dos polegares juntas puxando-as em direção ao seu corpo.
  4. Inspire profundamente e expire completamente enquanto entoa o mantra Sat Naam Sat Naam Sat Naam Sat Naam Sat Naam Sat Naam Wha-Hay Guroo.
  5. Faça isso por cerca de 11 minutos antes de finalmente inspirar profundamente, prendendo a respiração, esticando os braços acima da cabeça e relaxando lentamente.

Um estudo feito em 2018 mostrou que essa prática pode oferecer alívio imediato do estresse.

Conclusão

A meditação Kundalini Yoga é uma ótima maneira de ficar mais em sintonia consigo mesmo enquanto o ajuda a gerenciar seus pensamentos sobre si mesmo e os outros, seja compassivo, pratique a atenção plena e defina suas intenções.

Se você está interessado nesta prática, lembre-se de sempre começar aos poucos. Você também pode procurar uma comunidade com a mesma opinião para ajudá-lo a aprender melhor e mais rápido.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido

Pegue Seu Ebook Grátis

Conheça o eBook “Desvendando o Terceiro Olho”. Cliquei no botão abaixo para acessar a página de download.