Meditação do Mantra: Palavras fortalecedoras que o Colocarão em um Espaço Melhor

A meditação não é uma coisa nova para a maioria de nós. Em um determinado momento da vida, você deve ter entendido a meditação como uma palavra, ou pode ter se engajado em uma prática de meditação. As pessoas meditam por diferentes razões. Algumas pessoas meditam para manter a calma; outros o fazem para lidar com o estresse e a dor, outros meditam quando estão passando por uma crise, outros meditam por motivos espirituais e outros meditam para descobrir e compreender a si mesmos. Seja qual for o motivo, a meditação vem com uma ampla gama de benefícios e, portanto, o motivo pelo qual a maioria das pessoas está adotando a prática. Existem diferentes tipos de meditação, e a meditação mantra é um exemplo dos diferentes tipos de meditação.
O que é meditação mantra?
A meditação mantra é o processo de aquietar e focar a mente usando frases, uma única palavra ou som que você decida recitar em voz baixa ou em voz alta . Em termos simples, pode-se dizer que a meditação mantra é uma meditação que usa mantras. Isso traz uma pergunta complementar sobre o que são os mantras. Quando se trata de meditação, os mantras são os mais usados, mas ao mesmo tempo estão entre os aspectos mais poderosos da meditação. Um mantra é uma sílaba, palavra ou frase que geralmente é repetida durante a meditação. Pode-se escolher entre falar, entoar ou sussurrar um mantra.
A palavra mantra vem de duas palavras sânscritas; mana e tra. Manas significa mente enquanto tra significa ferramenta; portanto, manta significa uma ferramenta da mente. Mantras são vibrações sonoras por meio das quais focalizamos nossos pensamentos, sentimentos e atenção. Os mantras ajudam a enfocar a mente e são responsáveis por promover o equilíbrio interno e o bem-estar. Eles são usados principalmente em ioga, bem como outras variações de meditação. O processo de repetir mantras indefinidamente é conhecido como Japa. A palavra Japa significa murmurar em sânscrito. Há um bom número de pessoas que não percebem como a repetição de frases continuamente pode levar à autoconsciência, e isso geralmente as impede de tentar mantras.
Embora a maioria das pessoas pense que a meditação mantra veio do budismo, isso não é verdade. A meditação mantra remonta à tradição védica, e é por isso que essa meditação às vezes é chamada de mantra de meditação védica ou meditação de mantra védica.
Benefícios da meditação mantra
A maioria das pessoas geralmente quer saber o que algo pode fazer por elas antes de tentar. A vantagem desse tipo de meditação é que ela oferece muitas vantagens. Quando você está examinando as vantagens da meditação com mantras, você está bastante interessado em saber por que o uso de mantras na meditação pode ser útil. Diz-se que os benefícios da meditação com mantras vêm do aspecto da repetição de diferentes mantras. Aqui estão alguns dos benefícios associados à meditação mantra:
- Ajuda a melhorar o humor, reduz a ansiedade e ajuda a prevenir a perda de memória
Você está ansioso? Você está sempre de mau humor? Por que não tenta meditar. Um estudo sobre os efeitos de um programa de meditação de 8 semanas sobre o humor e a ansiedade em pacientes com perda de memória foi realizado , o que levou 8 semanas. Os participantes do estudo foram 15 pessoas com idade média de 62 anos. Era necessário que todos os participantes tivessem um problema de perda de memória. Antes que eles pudessem iniciar o processo, os participantes tiveram que ser testados para coisas diferentes. Primeiro, eles fizeram um teste neuropsicológico. Seu humor, ansiedade e espiritualidade também foram medidos. Isso não foi tudo. Eles também foram submetidos a uma tomografia computadorizada de emissão de fóton único antes e depois do estudo. Os participantes deviam praticar uma meditação de 12 minutos por dia durante 8 semanas.
Após 8 semanas, notou-se que os participantes tiveram melhorias em seus níveis de humor, ansiedade, tensão e fadiga . Assim, uma meditação de 12 minutos por dia em pacientes com perda de memória teve efeitos positivos sobre eles. Essas pessoas tinham melhor humor, menos ansiedade e estavam menos cansadas. Este é um dos benefícios da meditação mantra.
- Ajuda a aumentar o foco
Os mantras são úteis quando se trata de ajudar a aumentar o foco. Se você já tentou meditar, sabe que estar focado e mantê-lo é uma das coisas mais difíceis. São tantas as distrações que surgem, e a maioria delas geralmente está em nossas mentes. É tão fácil para a mente divagar e começar a trazer outros pensamentos. Os mantras ajudam a prevenir isso, mantendo sua mente ocupada e focada em uma coisa . Se você ficar repetindo uma determinada palavra ou frase, em voz alta ou apenas para você mesmo, o mantra acabará ocupando sua consciência e, assim, ajudará sua mente a não divagar ou se desviar para outras coisas.
- Ajuda a promover seus objetivos de meditação
Assim como as pessoas se exercitam ou fazem dietas para atingir seus objetivos de peso, as pessoas também meditam por determinados motivos ou objetivos. Exemplos de alguns dos objetivos da meditação incluem ter autoconsciência, estar em paz e muitos outros. Acredita-se que os mantras ajudam a alcançar um estado meditativo ainda mais profundo , e esse estado pode ajudá-lo a liberar qualquer coisa que esteja perturbando seu bem-estar geral. Além disso, repetir uma palavra ou frase o ajuda a lembrar o motivo pelo qual está meditando e, portanto, você não perde de vista seu objetivo.
Ao escolher um mantra, as pessoas o escolhem de acordo com o que desejam alcançar. Existem diferentes mantras para diferentes objetivos. Se você deseja alcançar a paz, não usará o mesmo mantra de alguém que deseja alcançar a autoconsciência. A repetição constante de frases sobre a paz ajuda você a se concentrar na paz, e você acaba alcançando a paz facilmente. O mesmo pode ser dito sobre a autoconsciência e todos os outros objetivos da meditação. Você só precisa encontrar um mantra que reforce esses objetivos.
- Pode ser usado para ajudar a lidar com o transtorno de estresse pós-traumático
O PTSD é geralmente muito difícil de tratar e até mesmo controlar às vezes. Os veteranos, assim como outras pessoas, sofrem principalmente de PTSD. A meditação do mantra, em que você se concentra em um único mantra, repetidamente em silêncio, era vista como uma opção viável no tratamento do PTSD. Um estudo foi feito sobre isso. Um ensaio clínico randomizado sobre meditação não focada em traumas versus terapia de exposição em veteranos com transtorno de estresse pós-traumático foi feito para ver se isso é realmente verdade .
Os participantes do estudo eram veteranos que estavam lutando contra o PTSD. Os veteranos foram distribuídos aleatoriamente em três grupos diferentes. O primeiro grupo, que tem 68 membros, foi o grupo de meditação mantra. O segundo grupo, que também tinha 68 membros, foi o grupo de terapia de exposição prolongada, e o último grupo, que tinha 67 membros, foi o grupo de educação em saúde de PTSD que foi usado como um grupo de controle. O estudo durou 12 semanas e cada prática de tratamento proporcionou 12 sessões durante essas 12 semanas. O grupo de meditação e o grupo de terapia de exposição prolongada tiveram sessões em grupo, enquanto o grupo de educação em saúde PTSD teve sessões individuais.
Após três meses (12 semanas), observou-se que 61% das pessoas no grupo de meditação reduziram os sintomas de PTSD. 42% das pessoas no grupo de exposição prolongada reduziram os sintomas de PTSD. Do grupo de educação em saúde PTSD, era 32% das pessoas . A partir dos resultados, podemos ver claramente que a meditação mantra foi a mais eficaz quando se trata de reduzir os sintomas de PTSD . Assim, a meditação pode ser usada como uma opção para pessoas com PTSD que não parecem responder aos métodos tradicionais de tratamento de PTSD.
- Conhecer-se e estar ciente de quem você é é um marco importante na vida de todos
A meditação mantra ajuda você a se conhecer continuamente.
- Ajude a reduzir o estresse
Existem tantas coisas que podem causar estresse. Escola, trabalho, relacionamentos, finanças e doenças são exemplos de coisas que podem causar estresse. Uma maneira de lidar com o estresse é por meio da meditação mantra .
A meditação mantra também ajuda as pessoas a ficarem mais calmas, a ter um maior nível de autocompaixão e a ter uma visão positiva da vida.
Esses são alguns dos muitos benefícios associados à meditação mantra.
Como fazer a meditação Mantra?
Como vimos, esse tipo específico de meditação traz vários benefícios. Para que você possa usufruir de todos esses benefícios, é preciso saber a melhor forma de fazê-lo. Aqui está como fazer meditação mantra:
- Encontre o melhor mantra que atenda aos seus objetivos
A melhor maneira de fazer isso é primeiro saber o que você deseja alcançar com a prática da meditação. Depois de saber disso, não é tão difícil encontrar o mantra que melhor se adapta aos seus objetivos. Seu objetivo é encontrar paz? É para se encontrar? Ou para lidar com o estresse? É para estar mais ciente do que está ao seu redor? Seja qual for o seu objetivo, encontrar um mantra que fale sobre esse objetivo torna mais fácil para você alcançá-lo.
- Sente-se confortavelmente e lembre-se de seus objetivos
Conseguir um bom lugar para praticar sua meditação é uma etapa essencial de todo o processo. Você aproveitará melhor a prática se estiver em um bom ambiente. Ao procurar um lugar, a primeira coisa que você precisa fazer é certificar-se de que o lugar escolhido não tenha distrações. As distrações podem ser na forma de ruído de pessoas, veículos, pássaros e assim por diante. O local também deve ser afastado das pessoas, pois elas também podem distraí-lo facilmente. Procure um lugar tranquilo e evite lugares muito claros para que você possa se concentrar em seu mantra sem perturbações. Sente-se ereto e mantenha as costas retas para evitar dores nas costas no futuro.
- Tenho algo para lhe dizer quando parar sua prática de meditação
A maioria das pessoas usa um cronômetro para isso. Embora esta meditação ofereça muitos benefícios, isso não significa que você precise fazê-la por horas. Descubra quanto tempo você precisa para praticar esta meditação e defina um alarme para isso. Pode ser algo entre 10 minutos a uma hora. Ao definir o seu alarme, certifique-se de que a notificação de alerta é algo que não perturbará sua paz. Procure um alerta sombrio como o som da chuva, o som das ondas e assim por diante. Sente-se corretamente e concentre-se na respiração.
Depois de definir o alarme, você se lembra do seu mantra e conhece seus objetivos. Sente-se na posição vertical. Você pode se sentar em uma cadeira ou no chão. A maioria das pessoas prefere sentar-se no chão. Enquanto estiver sentado no chão, você pode escolher cruzar as pernas ou não, tudo depende de qual posição você se sente mais confortável. Quando estiver confortável, concentre-se em sua respiração. Isso o ajudará a acalmar sua mente antes de iniciar sua prática de meditação mantra.
- Recite seu mantra
Agora, é hora de entoar o mantra que você escolheu no primeiro passo. Não espere uma experiência espiritual. A maioria das pessoas entra em meditação, procurando um sentimento que as transforme instantaneamente. Quando eles não experimentam esse sentimento, eles sentem que estão fazendo toda a prática da maneira errada, ou as pessoas realmente mentiram sobre o que a meditação faz a uma pessoa.
Não coloque muita pressão sobre si mesmo e apenas esteja presente enquanto recita seu mantra. Seria melhor se você fechasse os olhos ao fazer isso, para reduzir ao mínimo as distrações. Apenas siga o fluxo e saiba que quanto mais você pratica a meditação do mantra, melhor você se torna nela. Você deve deixar sua respiração guiá-lo enquanto faz tudo isso. Seguir a respiração ajuda a tornar a experiência um pouco natural.
- Redirecionar pensamentos errantes
Dizer que você não terá pensamentos errantes seria mentir para você. Mesmo as pessoas que meditam há anos acabam caindo no sono de vez em quando. Quando você cair no sono, não seja duro consigo mesmo, e isso não significa que você falhou em sua prática de meditação. Quando você perceber que está se afastando, apenas reconheça os pensamentos que estão em sua mente e, gentilmente, deixe-os ir. Pegue seu mantra novamente e continue com sua prática de meditação.
- Feche a meditação
Quando o alarme dispara, é hora de encerrar a prática de meditação. Não tenha pressa, sente-se por alguns minutos e veja como você se sente. Você está mais relaxado e se sentindo mais otimista? Você está animado para sua próxima sessão de meditação? O estágio final desta prática atua como uma forma de monitorar seu progresso e, portanto, é tão importante quanto qualquer outra etapa.
Essas são as maneiras fáceis de como a meditação mantra pode ser feita.
Níveis de meditação mantra
Isso geralmente é usado como uma forma de medir o progresso. Aqui estão quatro níveis diferentes :
Recitação Verbal
Isso inclui o som normalmente audível. Aqui você canta seu mantra em voz alta. Ele envolve mais seus sentidos, tornando mais fácil manter o foco.
Sussurrando
O próximo nível é um pouco mais sutil e profundo. É quase um sussurro. Você move os lábios e a boca, mas mal faz um som audível.
Recitação Mental
Isso envolve sons diferentes, mas em sua cabeça. É a visualização de sons, como ouvir silenciosamente seus pensamentos ou a repetição silenciosa de seu mantra em sua cabeça.
Escuta Espontânea
Neste ponto, você não está mais repetindo o mantra, mas o mantra está acontecendo por si mesmo em sua mente. Esses são os diferentes níveis de meditação mantra .
Conclusão
A meditação mantra traz muitos benefícios, como você aprendeu com o que foi mencionado acima. Esses diferentes benefícios só podem ser desfrutados se você fizer sua meditação da maneira certa. Escolha o melhor mantra para você, encontre um lugar confortável, concentre-se em sua respiração, entoe seu mantra e esteja no momento.