Mantras de Meditação – Técnica de Meditação Que Salva Vidas
Você deve ter ouvido pessoas cantando ou repetindo palavras específicas ao inspirar e expirar durante a meditação e ioga. Não são palavras aleatórias para passar o tempo, mas frases bem pensadas com um significado forte e benefícios imensos. Embora os mantras possam ser incorporados em qualquer tipo de prática de meditação, eles eram tradicionalmente usados em metta e meditações transcendentais. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre mantras de meditação para iniciantes.
O que é um mantra? Com origem na linguagem clássica indiana e na linguagem litúrgica do hinduísmo, budismo e jainismo, conhecida como sânscrito, a palavra mantra é cunhada de ‘manas’ ou ‘homem’, que significa ‘uma mente pensante linear’ e ‘tra’, que significa ‘liberar’. É um equipamento para a mente projetado para ajudar os praticantes a obter um poder superior e sua verdadeira natureza. Então, o que significa mantra?
Simplificando, os mantras são palavras, sons, sílabas ou frases curtas ou longas que são repetidas continuamente durante uma meditação ou sessão de ioga. Os mantras criam ondas sonoras e frequências que o levam através ou além das faculdades intelectuais, diretamente para a consciência mais profunda e estados de energia. No entanto, hoje em dia eles são comparados a afirmações repetidas ou aforismos espirituais.
Qual é o objetivo do mantra durante a meditação?
Os mantras de meditação são interseções entre toda a energia tangível do corpo e a energia intangível do som, ou seja, veículos para o cérebro conectar o mundo físico com o insight. O objetivo é ajudá-lo a atingir um estado de presença e consciência mais profundas. Em outras palavras, o propósito de um mantra durante a meditação é isolar o mundo externo para que você possa se concentrar no que está sentindo no momento. Eles alteram sua consciência, evocam positividade e têm a capacidade de transformar a realidade de sua percepção.
Mantras de meditação para iniciantes: cantando seu caminho para a paz interior
A maioria das técnicas de meditação de mantra tem dois componentes essenciais: meditação de atenção plena e recitação ou canto de mantra. O que significa cantar? Para simplificar, é dizer ou gritar repetidamente em um tom cantado. Além de cantar, os mantras podem ser cantados, sussurrados, cantarolados, falados ou repetidos na mente.
Muitos mantras cantados hoje datam dos tempos védicos e foram criados por praticantes e sábios do budismo e hinduísmo primitivos. Durante a meditação, a pessoa navega entre a mente e o corpo, e os mantras de meditação são uma forma poderosa de aumentar sua atenção plena ou atenção durante a prática.
Razões e benefícios da meditação mantra
Assim como qualquer outra técnica de meditação, as pessoas praticam a meditação mantra por uma série de razões, tais como:
- Você pode usá-lo para fortalecer seu ‘escudo mental’ contra emoções ou distrações indesejadas. Por exemplo, ao lutar contra a insônia ou lidar com medos associados a viagens.
- Pode ser usado para concentrar sua energia, desenvolver a consciência psíquica e abrir seus chakras.
- Você pode praticar a meditação mantra para encontrar um propósito espiritual mais profundo, como conectar-se com o divino.
- A meditação mantra pode ajudá-lo a manter a mente receptiva e focada nas bênçãos do momento presente.
Mantras de meditação para iniciantes: benefícios
Conforme você repete um mantra de forma audível ou silenciosa, a harmonia e as vibrações penetram mais profundamente em sua consciência e o levam a estados mais profundos de consciência. Este estado meditativo profundo libera qualquer energia bloqueada que perturba sua saúde. Outros benefícios incluem:
- Aumenta a conexão e aumenta a concentração (reduz os pensamentos errantes). Os mantras são como pilares para o cérebro se apegar quando emoções ou pensamentos ameaçam distraí-lo. Em particular, os mantras convencionais têm frequências sonoras e significados específicos que acalmam os sentidos, facilitando uma maior atenção. O foco não para no final da prática – pode se estender para as atividades do dia a dia, por exemplo, torna mais fácil para você se concentrar ao longo do dia.
- Cultiva a consciência e aumenta a sua consciência. A meditação transcendental, que exige que você repita um mantra em sua mente, o ajuda a chegar a um ponto de total quietude e inunda seu corpo com uma sensação quente e agradável. Algumas pessoas se referem a esse sentimento como bem-aventurança, consciência pura ou transcendência.
- Reforça os objetivos da meditação, por exemplo, para alcançar a paz interior, para a automotivação ou para alcançar um foco mais elevado, etc. Na maioria das vezes você seleciona um mantra que melhor se adapta à sua intenção, portanto, repeti-lo ou cantá-lo enfatiza o seu objetivo para a meditação.
- Influencia positivamente o humor, a ansiedade e outros parâmetros neuropsicológicos, afirma que a meditação Kirtan Kriya, um tipo de meditação kundalini envolvendo mantra, foi examinada.
Mantras de meditação para iniciantes: benefícios (parte 2)
- Os mantras na ioga e na meditação podem facilitar a liberação de secreções, estimulando as secreções da glândula pituitária, fortalecendo nossos sistemas imunológico e neurológico.
- Os mantras levam ao relaxamento e permitem que você enfrente melhor os estressores inesperados da vida. Em uma análise científica de 2017 da meditação baseada em mantra e seus impactos vantajosos publicada no Jornal Internacional de Tecnologias Científicas Avançadas em Ciências de Engenharia e Gestão, foi estabelecido que o canto pode ajudar a sincronizar os lados direito e esquerdo do cérebro, promovendo alfa (relaxamento ) ondas cerebrais, e essa sincronização pode melhorar a função cerebral. Além disso, os mantras têm inúmeros benefícios para o praticante, como oxigenar o cérebro, reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial, criar uma atividade de ondas cerebrais calma e alcançar imunidade a distúrbios externos.
- A repetição de mantras pode ajudar a libertar sua mente de conversas de fundo e acalmar seu sistema nervoso. Eles podem estimular o sistema nervoso parassimpático, ou seja, a parte do sistema nervoso que ajuda o corpo a retornar a um estado calmo e relaxado. Quando ativado, o corpo pode naturalmente se rejuvenescer, se reparar e se reconstruir e você ficará menos estressado e deprimido.
Mantras de meditação para iniciantes: benefícios (parte 3)
- Limpa sua mente e potencializa o pensamento crítico, permitindo que você faça melhores escolhas, pois está ciente de seus pensamentos. Os mantras oferecem uma perspectiva clara porque são fórmulas sonoras energéticas que o desaceleram e permitem que você veja tudo com clareza.
- Cura a mente e o corpo de vícios como fumo ou álcool, ajudando você a liberar emoções associadas a esses hábitos pouco saudáveis. Por exemplo, um mantra pessoal como “Eu sou mais forte do que isso, e isso vai passar” pode ajudá-lo a superar o desejo de se envolver no abuso de substâncias.
- Ele melhora a saúde mental. Uma revisão sistemática no European Journal of Integrative Medicine concluiu que a meditação mantra pode melhorar a saúde mental e pode ser considerada um complemento importante para iniciativas de bem-estar no local de trabalho ou programas educacionais.
- Faz você dormir melhor . Você aprende a se preocupar menos e isso melhora a qualidade do seu sono.
Observe que você pode não notar os benefícios dos mantras imediatamente. Você pode desfrutar de todos os benefícios após praticar regularmente por semanas, meses ou mesmo anos.
Guias de meditação para iniciantes que usam mantras: como fazer a meditação mantra?
Os mantras de meditação ajudam a estabilizar a mente. Na meditação transcendental, você se senta em qualquer lugar confortável, com suas roupas normais, com os olhos fechados e, em seguida, sussurra ou repete um mantra para si mesmo duas vezes ao dia, por 20 minutos, para que possa se acalmar, relaxar e alcançar a paz interior. Nas meditações Metta , você envia energia positiva e pensamentos benevolentes para si e para os outros. Agora que você sabe o que é mantra, seu propósito, razão e benefícios, é hora de aprender a usar essas ferramentas essenciais durante a meditação. Aqui está um guia fácil.
- Selecione os melhores mantras de acordo com sua intenção. Aprenda mantras que o ajudarão a atingir seu objetivo, por exemplo, relaxar, ser mais paciente, reter ou manter a saúde ou cultivar uma conexão espiritual mais profunda.
- Acalme-se e lembre-se de sua intenção. Seu local de meditação deve ser um local privado, sem interrupções.
- Sente-se adequadamente e concentre-se na respiração. Concentre-se em inspirar e expirar para relaxar antes de iniciar a recitação do mantra.
- Cante os mantras. Relaxe e esteja ciente do momento presente. Vá com o fluxo. Você também pode se concentrar no som do mantra. faça isso pelo tempo que desejar, sem colocar pressão sobre sua mente ou corpo. Derreta-se em completa bem-aventurança com a meditação mantra!
Exemplos de mantras comuns de meditação
Aum ou Om, significando que é, será ou se tornará, é um mantra muito comum e, curiosamente, um dos mantras de ioga não espirituais porque representa a própria criação, que não é propriedade de nenhuma tradição religiosa. Você pode usar afirmações positivas como mantra, se elas o atraírem. Como alternativa, você pode ter um mantra pessoal, ou seja, uma frase ou declaração que o inspira e motiva a dar o seu melhor. Aqui estão alguns mantras poderosos que você pode usar:
- Om Namah Shivaya
Este é um mantra Védico, uma saudação a Shiva, o senhor da destruição e transformação, e um dos deuses primários da Trindade Hindu. É frequentemente referido como “o mantra de cinco sílabas”, uma vez que evoca os cinco elementos da existência, ou seja, terra, água, fogo, ar e espaço. Ele cura e purifica.
- Om Mani Padme Hum
Traduzido como “A joia está no lótus, ou louvor (granizo) à joia no lótus”, este mantra tem fortes raízes na Índia e no Tibete. Este mantra implica que a sabedoria é obtida depois que a escuridão ou a ignorância são transformadas em beleza e graça. Cantar este mantra o torna pacífico, amoroso, compreensivo, compassivo e o liberta do ressentimento.
- Lokah Samastah Sukinoh Bhavantu
Surgindo dos Vedas, este mantra é traduzido principalmente para significar ‘Que todos os seres em todos os lugares sejam felizes e livres, e que os pensamentos, palavras e ações de minha própria vida contribuam de alguma forma para essa felicidade e para essa liberdade para todos. ‘
- Sou o que Eu Sou
Esta foi a resposta de Deus a Moisés quando Moisés perguntou seu nome. É uma das linhas mais famosas da Torá Hebraica encontrada na Bíblia e reafirma que Deus é onisciente, onipresente (presente em todos os lugares ao mesmo tempo) e onipotente. Portanto, se você é firme, este mantra pode aumentar sua fé e confiança em Deus, e permitir que Ele esteja no controle o tempo todo.
- Eu amo Você; Sinto muito; Por favor me perdoe; Obrigada
É uma antiga prática de Mantra Havaiana conhecida como Ho’oponopono que significa “Prática de perdão e reconciliação, limpeza de ‘erros de pensamento’ que são a causa de problemas e doenças no mundo físico. ‘Eu te amo’ abre o coração, ‘sinto muito’ mantém você humilde, ‘Por favor, me perdoe’ significa que você reconhece suas imperfeições e ‘obrigado’ é uma expressão de gratidão.
Ajuda a limpar a energia estagnada presa em seu corpo, principalmente quando você está dominado por sentimentos de vergonha, raiva ou outros problemas interpessoais. Por meio do perdão, você se abre para todos os tipos de energia de cura transformadora.
- Ham-Sah
Assim como eu sou o que eu sou, esta frase significa que eu sou isso em hindu. Pode ajudar a lembrá-lo de que você é um observador, ajudando-o, portanto, a se desligar do sofrimento e das experiências humanas.
- Hare Krishna
Dizendo “Hare Krishna Hare Krishna, Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare”, você está simplesmente repetindo os muitos nomes de Krishna.
Outros mantras antigos incluem:
- Aham Prema- significa “Eu sou o Amor Divino”.
- Om Shanti, Shanti, Shanti significa “Paz de espírito, corpo e fala.”
- Om Tat Sat significa “Tudo o que existe”.
- Namo AmitaBha significa Homenagem ao Buda de luz ilimitada.
- Lumen de Lumine – é um canto da luz para ajudá-lo a se sentir aberto para o mundo
- Sat, Chit, Ananda significa existência ou estar presente, sentir ou sentir, alegria ou bem-aventurança
- Buddho
Você não precisa pronunciar um mantra em sânscrito para que ele mantenha o poder; simplesmente selecione algo que ressoe com você em um nível pessoal e profundo. Alguns mantras comuns modernos incluem:
- Estou inspirando, estou expirando
- Não há perigo
- Eu quero nada. Eu não fiz nada. eu não sou nada
- Que minha vida seja benéfica para todos os seres
- Isto deve passar também
- Eu vou melhorar
- Eu mudo meus pensamentos, eu mudo meu mundo (por Norman Vincent Peale)
- A cada dia, em todos os sentidos, estou ficando cada vez melhor (por Laura Silva)
- Eu tenho compaixão por mim e pelos outros
- Eu sou um ímã para saúde, riqueza e felicidade
- Que eu seja feliz Que eu fique bem. Que eu esteja seguro. Que eu esteja em paz e à vontade.
- Solte e deixe deus
- Todo dia é um novo começo
- Eu me amo, eu acredito em mim mesmo, eu me apoio
- Inspire o futuro, expire o passado
- Que todos os seres em todos os lugares sejam felizes
- Meu coração vai me guiar
- Estou contente neste momento
- Tudo que eu preciso está dentro de mim
- Eu sou a mudança
- Estou em atitude de gratidão
- Estou aberto às possibilidades do universo
- Eu pertenço, eu tenho fé
- Meus tesouros estão dentro
- Desconecte para reconectar
- Minha vida é cheia de alegria
- Eu posso e vou
- Sou suficiente
- Em mim eu confio
- Eu sinto. Eu existo.
- Passado, presente e futuro são um só
- O amor está em tudo, o amor é tudo
- Estou cheio de luz
- Eu sou meu próprio poder de cura
- Eu atraio prosperidade
- Eu sou um ímã para tudo que é bom
Conclusão
Este guia sobre mantras de meditação para iniciantes deve ajudá-lo a obter o máximo da meditação. Escolha sempre um mantra que o motive a ficar calmo e focado e a ser consistente. Você pode imprimir seu mantra favorito na parede ou anotá-lo no quadro. Lembre-se de consultar um mantra treinado e um líder de meditação que lançará mais luz sobre o assunto e o ajudará a criar mantras personalizados.