Meditação Taoísta: Mergulhe Dentro de Si Mesmo e Descubra Sua Natureza Inata
No mundo atual, uma grande porcentagem da população está viciada na meditação. Você pode estar experimentando essa prática com objetivos diferentes em mente. Eles podem variar de relaxamento, atenção plena, terapia e tratamento de insônia. Seja qual for o seu objetivo, existem muitas técnicas e estilos de meditação para você escolher.
Uma técnica antiga que você pode experimentar nesta era é a meditação taoísta . Como qualquer outro método de meditação, você pode facilmente pegá-lo e torná-lo uma rotina. A técnica remonta a muitos escritos chineses antigos. Portanto, espere aprender algumas coisas sobre algumas das artes chinesas antigas ao experimentar essa abordagem reflexiva.
A meditação taoísta tem muitos benefícios e muitos ensinamentos. Portanto, você ganhará muito simplesmente adicionando essa abordagem contemplativa à sua rotina. No entanto, você deve garantir que está fazendo isso corretamente para colher todas as recompensas.
História da meditação taoísta
Como mencionado anteriormente, o método reflexivo é um dos muitos antigos ensinamentos chineses. Ele foi desenvolvido por um cara nascido na China por volta de 604 aC conhecido como Lao-Tzu. Isso significa que essa filosofia data de pelo menos 5.000 anos atrás.
Tao, derivado do termo taoísta, tem vários significados. Pode se referir a um caminho, forma ou divulgação. Portanto, quando este termo é usado em um ambiente espiritual, ele se refere a um caminho que leva à realidade última.
Refere-se ao nosso modo de vida, estabelecendo a lei primordial que regulamenta os assuntos terrestres e celestiais. Portanto, se você deseja adotar essa técnica, deve estar disposto a se adaptar totalmente às ordens da natureza.
O que é meditação taoísta?
Às vezes é conhecido como taoísmo. Refere-se a uma técnica que enfatiza a necessidade de viver em harmonia com o ambiente. A prática mostra o caminho ou maneira correta a seguir para manter essa harmonia ou apenas equilibrar o Yin e o Yang.
A prática também detalhará como você deve agir e se adaptar aos ciclos de mudança da natureza ( 2 ). A técnica apenas pede que você siga o fluxo. Portanto, em vez de tentar mudar o impacto da natureza, simplesmente abrace-o e ceda às suas forças.
Por que fazer meditação taoísta?
Os benefícios de fazer este estilo reflexivo incluem:
- Níveis de estresse reduzidos
Talvez o maior benefício de experimentar qualquer prática meditativa seja a redução dos níveis de estresse. Freqüentemente, enfrentamos diversos fatores de estresse em nossa vida diária, a maioria dos quais contribui para nossos altos níveis de estresse.
Embora você não possa escapar de todos eles, você pode pelo menos reduzir seus níveis de estresse experimentando a meditação taoísta. A técnica reduz seus níveis de estresse, ajudando a regular os estressores de sua vida diária.
A técnica exigirá que você se concentre e se concentre na respiração e na postura. Focar nesses fatores ajuda a minimizar suas distrações. A mesma técnica se aplica quando você se depara com fatores de estresse.
Em vez de se concentrar nos fatores de estresse, reduza a concentração à paz e à calma interiores. Concentre-se em sua respiração para garantir que ela seja controlada. A tranquilidade e a paz que você obtém reduzem o seu estresse e, conseqüentemente, melhoram a sua saúde mental.
- Tratamento da Dor
Alguns pacientes chineses acreditam que a dor surge quando há um desequilíbrio Yin e Yang em seu corpo. Portanto, para controlar a dor, eles se resolvem em medidas que restauram esse equilíbrio Yin e Yang.
De acordo com os antigos ensinamentos chineses, você pode restaurar o equilíbrio Yin e Yang fazendo meditação taoísta. Então, em vez de usar analgésicos, eles se engajam nessa prática reflexiva.
Eles acreditam que isso restaurará o equilíbrio Yin e Yang e aumentará a harmonia entre o corpo e o ambiente. Em última análise, isso os aliviará de sua dor. Você deve consultar seu médico antes de tentar esta prática para o controle da dor.
Da mesma forma, como médico, você deve compreender esta prática antes de recomendá-la para o tratamento da dor. Qualquer interpretação errônea da prática pode levar a complicações de saúde ou resultados indesejados.
- Fluxo aprimorado de energia interna
A meditação taoísta também é considerada uma técnica que pode ajudar a melhorar o fluxo de energia. A técnica ajuda a equilibrar o Yin e o Yang, que têm um impacto profundo nos fluxos de energia.
O componente Yang lida com a mente. É responsável por suas emoções. Portanto, quando você experimenta essa prática meditativa, ela o ajuda a controlar melhor suas emoções. Por outro lado, Yin é responsável pelo seu corpo.
Equilibrar o Yin e o Yang ajuda a criar harmonia nos sistemas do seu corpo.
Técnicas de meditação taoísta
Existem vários tipos de meditação taoísta. Eles incluem:
- Meditação respiratória
A respiração é um dos aspectos mais importantes a serem observados na técnica do Daoísmo. Envolve vários órgãos do corpo, como pulmões, diafragma e músculos intercostais. Nesta técnica, você deve prestar muita atenção em como inspira e expira. Para começar, inspire e expire pelo nariz e não pela boca.
Novamente, quando você inspira, o diafragma e os músculos intercostais se contraem e os pulmões se enchem de oxigênio.
Existem várias técnicas de respiração, algumas das quais incluem:
1. Respiração profunda
A técnica de respiração profunda requer que você respire profundamente. É uma das formas mais básicas de respiração, usada na técnica de meditação taoísta respiratória.
Para executá-lo, você só precisa:
- Encontre uma posição confortável e relaxe seus ombros
- Inspire lentamente e deixe seus pulmões se encherem de oxigênio
- Expire lentamente para esvaziar os pulmões
O método de respiração profunda é preferido na meditação taoísta de respiração, pois cria uma sensação de paz e calma. Sua simplicidade o torna uma ótima técnica de respiração profunda para iniciantes.
2. Respiração atenta
Como o nome indica, essa técnica exige que você esteja atento ou preste muita atenção à maneira como respira. Tudo o que você precisa fazer é se concentrar no ritmo lento de sua respiração. É também outra técnica de respiração incrível a se considerar se você estiver apenas começando sua jornada de meditação.
3. Respiração natural
A respiração natural é outra técnica de respiração comum aplicada no método de meditação taoísta de respiração. A ideia é inspirar e encher a barriga de oxigênio. Conforme você inspira, o diafragma se achata e a cavidade torácica se expande para acomodar mais ar.
No entanto, quando você expira, o diafragma recupera sua forma curva e a caixa torácica se contrai. É um excelente método de respiração, pois torna mais fácil implementar na respiração a técnica de meditação taoísta.
Benefícios da meditação respiratória
As vantagens de adotar essa prática incluem:
- Maior calma e clareza
A prática permite que você se concentre na respiração, o que acaba acalmando e relaxando. Ao se concentrar na respiração, você evita focar em alguns pensamentos confusos que podem aumentar seus níveis de estresse.
Da mesma forma, ao se concentrar em sua respiração, você começa a trabalhar em seus níveis de clareza.
- Maior autocontrole
Ao aprender a controlar a respiração, você também ganha autocontrole e a capacidade de aplicá-lo em outras áreas. Por exemplo, você pode adquirir controle sobre suas emoções, regulando como reage a elas e como as administra.
- Maior foco
Na técnica de respiração, seu único foco deve ser sua respiração. Isso significa que este método ensina como estreitar seu foco para coisas que importam. É útil para ajudá-lo a refazer seu foco, especialmente quando há tantas coisas perturbadoras ao seu redor.
- Meditação do Vazio
O outro tipo de meditação taoísta guiada é conhecido como método de meditação do vazio. Nessa abordagem reflexiva, você só precisa encontrar um local aconchegante e se reavaliar e como você conduz a vida.
Espera-se que você tire sua mente e seu ser de tudo até atingir uma sensação de vazio e tranquilidade. Embora pareça muito fácil, é realmente complicado, especialmente para iniciantes. Portanto, é recomendável que eles experimentem essa prática com a ajuda de um guia.
Por que tentar a meditação do vazio?
Esvaziar a mente e o corpo de todas as sensações, sentimentos e pensamentos é muito útil. É uma sensação muito calmante simplesmente acabar com esses pensamentos e encontrar paz interior. As outras vantagens de experimentar esta prática incluem:
- Maior positividade. Quando você atinge esse sentimento de paz interior, todos os pensamentos negativos incômodos o deixam em paz. Portanto, você tende a se concentrar mais nas emoções positivas, como compaixão e amor.
- Melhor dormir. Tentar essa técnica antes de ir para a cama pode ajudá-lo a adormecer rápida e facilmente. Além de criar um ambiente tranquilo, aos poucos o leva a um estado de relaxamento total e completo .
Como fazer meditação taoísta?
As etapas corretas a serem executadas para tentar esta prática incluem:
- Encontrando uma posição aconchegante
Supõe-se que a única posição confortável para meditação seja sentado. No entanto, este não é o caso. Você também pode meditar deitado, caminhando ou até mesmo em pé. Portanto, não se limite apenas a uma posição sentada.
Se você não se sentir confortável com isso, tente esta prática ao deitar-se. Sua posição também será influenciada pelo número e tipo de distrações ao redor. Se você decidir se deitar, poderá se distrair com a cabeça pesada e acabar caindo no sono.
Novamente, se você se sentar, poderá se distrair com o mau posicionamento de seus braços e / ou pernas. A melhor posição para experimentar a meditação taoísta é qualquer uma das duas:
A posição sentada
Encontre um assento confortável e fique confortável. Deixe seus braços repousarem em seu colo. Isso irá minimizar a inquietação. Suas costas devem estar retas para evitar dores nas costas. Da mesma forma, seu queixo deve estar ligeiramente contraído e os olhos fechados.
A posição de lótus
A posição de lótus também é conhecida como posição sukhasana. Você deve se sentar no chão. Portanto, certifique-se de sentar em um tapete confortável ou tapete de ioga. Depois de se sentar, você deve cruzar as pernas para chegar à posição de lótus.
A posição de lótus tem muitos benefícios. Pode ajudar no alongamento das pernas, quadris e pelve. Por sua vez, isso aumenta sua flexibilidade. No entanto, esta posição não é das mais fáceis, especialmente para iniciantes.
Visto que fazer uma pose de lótus completa é um grande desafio, os iniciantes devem começar com uma pose de meio-lótus.
- Concentrando-se na sua respiração
O segundo passo na prática da meditação taoísta é concentrar-se na respiração. Nesta prática, você só precisa respirar pela boca. Este é o primeiro indicador que todos os iniciantes devem saber.
A respiração tadaísta para tai chi e meditação exige que você implemente a respiração profunda. Portanto, respire lenta e profundamente, o que acabará por ajudá-lo a alcançar a paz interior e a calma. Você pode segurar as contas de meditação taoístas enquanto se concentra na respiração. Eles podem ajudar a limitar sua inquietação.
- Contemplando
Com seu foco agora em sua respiração, a próxima coisa que você precisa fazer agora é contemplar. É um desafio para os iniciantes começarem a contemplar imediatamente. Assim, suas mentes muitas vezes começam a divagar e é comum ficar inquieto e perder a concentração.
Nesse caso, é recomendável praticar essa técnica com um guia. Depois de começar a refletir, você lentamente começa a ter uma sensação de vazio, se estiver praticando a meditação do vazio.
Você não precisa meditar por uma hora ou trinta minutos para que isso conte como meditação taoísta. Em vez disso, tente liberar sua mente de todas as conversas de fundo o máximo que puder. Mesmo que seja menos de 5 minutos. Eventualmente, você será capaz de aumentar seu tempo de meditação, uma vez que você pegue o jeito desta técnica. Comece pequeno e aumente gradualmente o seu tempo zen.
- Aproveitando o momento
Seus quinze ou trinta minutos praticando a meditação taoísta não devem ser uma tortura. Em vez disso, devem ser relaxantes e atraentes. Algumas dicas de meditação taoísta a serem consideradas:
- Curto
Meditar por cinco ou dez minutos é melhor para os iniciantes do que sentar por trinta minutos e odiar toda a experiência. Portanto, primeiro tente refletir por dez minutos. Se você gostar, aumente gradualmente o seu tempo de meditação.
- Fazendo a técnica corretamente
Ao fazer isso da maneira correta, você pode desfrutar de seus benefícios, que são vistos como recompensas. E quem não gosta de ver os frutos do seu trabalho?
- Procurando ajuda
Da mesma forma, você pode desfrutar dessa prática contemplativa procurando ajuda quando precisar. Se você descobrir que nunca ganha nada com a técnica, é hora de tentar a meditação taoísta guiada.
Você não tem que lutar por isso sozinho. Baixe um aplicativo ou entre em contato com um profissional para ajudá-lo a aproveitar mais a técnica.
- Fazendo na hora certa
Você deve identificar o melhor momento para meditar usando este método. Caso contrário, o momento errado pode influenciar enormemente o quanto e se você gosta dessa prática. Se você tentar essa técnica quando estiver cansado ou entediado, provavelmente não gostará.
Conclusão
A meditação taoísta é uma das melhores práticas contemplativas a se considerar se você deseja alcançar a paz interior. Dependendo da técnica escolhida, você pode facilmente atingir a tranquilidade interior e equilibrar seus fluxos de energia.
Da mesma forma, pode ajudar a impulsionar suas emoções positivas e suprimir as negativas. No entanto, você pode colher todos os benefícios apenas se fizer a técnica corretamente. Se você é um iniciante, comece com uma meditação taoísta guiada.