Posturas de Yoga do Chakra Raiz
Aprenda como se tornar mais fundamentado e enraizado com posturas de ioga para o chakra raiz.
As melhores posturas de ioga do chakra raiz são aquelas que incentivam sua conexão com a terra, aquelas que o mantêm enraizado e com os pés no chão.
Yoga é uma prática tanto física quanto espiritual. Sempre reconheça que você é um ser espiritual e que as posturas de ioga não são apenas exercícios para o corpo, mas também para a mente, as emoções e o espírito.
O Yoga nos permite entrar em contato com nosso corpo sutil. Quanto mais presentes nos tornamos no momento, mais sintonizados estamos com as energias sutis e nosso corpo sutil.
Antes de começar a praticar ioga, consulte seu médico. Algumas posturas podem ser desafiadoras para o corpo e é melhor praticar com um professor de ioga qualificado. A ioga nunca deve doer.
Pose da Montanha – Tadasana
A postura mais básica da ioga é a postura da montanha. Cada prática de ioga começa com esta postura simples. A postura encoraja sua conexão com a terra, conecta você com seu próprio corpo e o fixa no momento presente.
Eu amo essa pose. É muito relaxante e afirmativo. Quando me sinto disperso durante o dia, faço essa postura, mesmo que seja por um ou dois minutos. Depois, sinto-me muito mais calmo e controlado. Aqui está como fazer:
- Fique descalço no tapete. Ombros, pescoço e parte superior do corpo relaxados, mas retos. Seus braços estão ao seu lado.
- Fique atento à sua respiração. Inspire lentamente em sua barriga e expire. Continue respirando profundamente e lentamente.
- Sinta o chão sob seus pés. Abra os dedos dos pés e levante-os do chão. Em seguida, relaxe e deixe-os cair de volta no tapete.
- Imagine raízes se espalhando de seus pés profundamente na terra. Sinta a conexão e a estabilidade que essas raízes oferecem a você.
- Continue respirando lenta e uniformemente. Você agora está forte como uma montanha.
Postura do Guerreiro – Virabhadrasana 1
Este é um asana forte que estabelece uma conexão firme com a terra e seu corpo. Esta postura de ioga do chakra raiz permite que o prana se mova pelo corpo e o enraize através do primeiro chakra.
Ao respirar nessa postura, visualize a cor vermelha fluindo pelo corpo e chegando ao chakra básico.
Este asana da ioga fortalece fisicamente as pernas, pode ajudar com a força dos joelhos, da parte inferior das costas e abre os quadris.
- Fique em Tadasana (Mountain Pose). Respire fundo e, ao expirar, dê um passo para trás com o pé esquerdo cerca de 1,5 metro.
- Vire o pé esquerdo em um ângulo de cerca de 45 graus. Certifique-se de que seu pé esquerdo esteja firmemente plantado e tocando o solo.
- Ao expirar, dobre o joelho direito sobre o tornozelo direito, de modo que a canela fique perpendicular ao chão. Se puder, coloque sua coxa direita paralela ao chão.
- Levante os braços acima da cabeça e toque as palmas das mãos (como na posição de oração).
- Respire profundamente e mantenha a posição por um minuto.
- Dobre os joelhos e junte os pés novamente. Repita do outro lado.
Cuidado: essa postura pode ser difícil na parte inferior das costas. Sempre ouça seu corpo e converse com seu médico antes de tentar fazer qualquer exercício.
Postura do cadáver – Savasana
Esta é uma excelente postura de ioga do chakra raiz, porque todo o seu corpo está em contato com o solo. Sempre que puder, pratique esta postura ao ar livre, deitado na grama, onde seu corpo pode absorver a bioenergia da Terra.
A postura do cadáver também é uma das melhores posturas de ioga para equilibrar o chakra coronário.
- Deite de costas no chão. Se você achar que precisa de apoio para o pescoço, pode dobrar uma toalha e colocá-la sob o pescoço.
- Alongue as pernas, afaste-as confortavelmente (o que for melhor para você) e relaxe a parte inferior do corpo.
- Puxe as omoplatas para baixo de você, incline o queixo levemente em direção ao peito (para alongar o pescoço) e relaxe.
- Seus braços devem estar ao seu lado, as palmas das mãos voltadas para cima ou para baixo, o que for mais confortável para você.
- Não deve haver nenhum esforço para manter esta posição.
- Respire profundamente e sinta a conexão do seu corpo com o solo. Visualize a energia vermelha profunda em seu primeiro chakra enquanto ela está pulsando – expandindo e contraindo, girando e se movendo. Sinta o fluxo de energia e sinta a estabilidade que isso proporciona a você.
Por mais que essa pose pareça simples, é uma pose desafiadora. É chamada de pose do cadáver, porque supostamente imita a quietude de um cadáver. Ao praticar, aponte por uns bons 10 minutos na postura (ou mais, sem cair no sono) e você verá o que quero dizer quando digo que é uma postura desafiadora.
Essas três posturas são um bom começo para alinhar e equilibrar o chakra raiz. Eles trabalham em sua força interior e conexão com a terra, a base e estabelecendo uma sensação de enraizamento no momento presente.