Posturas de Yoga do Chakra Cardíaco

Posturas de Yoga do Chakra Cardíaco

Existem posturas específicas que podem nos ajudar a aprofundar a abertura do chakra do coração? Aprenda três posturas de equilíbrio do chakra do coração.

As melhores posturas de ioga do chakra cardíaco são aquelas que abrem a área do peito, bem como aquelas que atraem energia para o coração.

Situado atrás do coração, Anahata, o quarto chakra ou do coração é o seu ponto de equilíbrio. Equilíbrio entre o corpo e a mente, equilíbrio entre o Céu e a Terra.

O chakra do coração fica bem entre os três chakras inferiores e os três superiores.

E você sabe que seus três chakras inferiores têm tudo a ver com seu corpo físico e sensações, enquanto seus chakras superiores são mais sobre intuição, interconexão, sua mente e o espírito.

É no chakra cardíaco que as energias ou os chakras inferior e superior devem atingir o equilíbrio. Uma das maneiras de fazer isso é com as posturas de ioga do chakra cardíaco. As posturas a seguir abrem e equilibram o chakra do coração.

Antes de começar a praticar ioga, consulte seu médico. Algumas posturas podem ser desafiadoras para o corpo e é melhor praticar com um professor de ioga qualificado. A ioga nunca deve doer.

Postura de Camelo – Ushtrasana

Uma das coisas mais desafiadoras na vida é ser vulnerável. À medida que envelhecemos, tornamo-nos mais fechados e contraídos. Já fomos magoados muitas vezes e sentimos a necessidade de nos proteger.

Fisicamente, giramos os ombros para a frente, empurramos o queixo para fora e arredondamos a parte superior do corpo para proteger o coração.

Isso restringe o fluxo de prana para o coração e cria um desequilíbrio no chakra cardíaco.

A pose do camelo é um asana forte que abre a área do seu peito, expondo-o, tornando-o vulnerável e mais aberto para dar e receber amor.

Este asana de ioga alonga toda a frente do corpo, abdômen, tórax e garganta, bem como os flexores profundos do quadril – o músculo psoas. Ele fortalece os músculos das costas e estimula os órgãos do abdômen.

  1. Ajoelhe-se no chão com as pernas na largura do quadril. Solte o peso dos joelhos e das pernas até a terra.
  2. Pressione as canelas e a parte superior dos pés no chão. Coloque as mãos atrás dos quadris. Inspire e levante lentamente o coração na altura do esterno e permita que os quadris se movam para a frente.
  3. Puxe as omoplatas para trás à medida que se move para a posição.
  4. Quando você não puder mais voltar, coloque as pontas dos dedos na direção dos calcanhares.
  5. Com controle total, leve a cabeça para trás – não a deixe “cair” – a palavra-chave aqui é “com controle”.
  6. Junte as omoplatas.
  7. Fique na posição por 3 respirações completas.
  8. Esta é uma posição desafiadora para a região lombar, agora você deve soltar a região lombar na posição de criança.

Sua tarefa não é buscar o amor, mas apenas buscar e encontrar todas as barreiras que você construiu dentro de você. ~ Rumi

Postura da Cobra – Bhujangasana

A postura da cobra permite que o prana seja direcionado para o chakra do coração, em vez de espalhado. Esta postura de ioga do chakra cardíaco também permite o fortalecimento de toda a área do ombro, proporcionando um suporte mais estável para o ombro.

  1. Deite-se de barriga para baixo com os pés estendidos, a parte superior dos pés tocando o tapete e a testa tocando o chão. Suas mãos estão sob os ombros.
  2. Pressione a parte superior dos pés no tapete e permita que os joelhos se levantem ligeiramente do chão. Deixe o osso púbico cair no tapete para estabilizar a parte inferior das costas.
  3. Respire enquanto levanta a cabeça, levantando a parte superior do corpo usando a força das costas. Expire. Continue envolvendo as pernas e empurrando a pélvis contra o chão para proteger a parte inferior das costas.
  4. Na próxima respiração, use a força dos braços para erguer o corpo até estender o máximo que puder. Certifique-se de que seus braços não estejam totalmente esticados, pois isso pode hiperestender os cotovelos e desestabilizar a postura.
  5. Sinta o peito se abrindo e toda a frente do corpo se abrindo suavemente. Sinta o prana fluindo através do seu peito e para o seu chakra Anahata.
  6. Faça duas a três respirações completas nesta postura e depois solte.

Postura de flexão para frente – Uttanasana

Nas duas posturas de ioga anteriores do chakra do coração, você abriu a frente do coração. A postura de flexão para frente abre a parte de trás do corpo.

Como você sabe, todos os chakras (exceto o chakra raiz e o chakra coronário) estão na frente e atrás do corpo também. É por isso que as posturas que abrem a frente e as costas são igualmente importantes para abrir e equilibrar esses chakras.

Do ponto de vista anatômico, a postura inclinada para a frente abre a coluna vertebral, onde residem as células do sistema nervoso, os neurônios. Esta abertura permite a eliminação de aderências e bloqueios, estimulando o sistema nervoso.

  1. Fique em pé na postura da montanha, tadasana com os pés afastados e solte o peso na terra.
  2. Inspire e, ao expirar, dobre os quadris e mova a parte superior do corpo para a frente.
  3. Continue avançando o máximo que seu corpo puder – ainda dobrando os quadris.
  4. Quando você não puder ir mais longe dos quadris, deixe a parte superior do corpo dobrar para a frente em direção às pernas.
  5. Deixe suas mãos tocarem o chão. Ou segure os cotovelos opostos com as mãos e descanse nessa postura.
  6. Alternativamente – levante os dedos dos pés e deslize as mãos por baixo dos pés. Esta variação é chamada de Curva para Frente Ativa.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido

Pegue Seu Ebook Grátis

Conheça o eBook “Desvendando o Terceiro Olho”. Cliquei no botão abaixo para acessar a página de download.