10 Óleos Essenciais do Chakra Plexo Solar
Quais são os óleos essenciais mais comumente usados para equilibrar e curar o chakra do plexo solar? E quais são suas propriedades e como ajudam a equilibrar e curar o terceiro chakra?
Os óleos essenciais do chakra do plexo solar podem ser usados para entrar em contato com suas emoções e equilibrar o terceiro chakra.
Localizado entre o umbigo e o plexo solar, o chakra do plexo solar está associado à vontade e à identidade, à percepção de quem somos.
No nível físico, o chakra do plexo solar está associado ao sistema digestivo, fígado, pâncreas e vesícula biliar.
No nível emocional, os desequilíbrios dos chakras do plexo solar podem se manifestar como egoísmo, teimosia, dominação e desejo de poder.
No nível mental, alguém com desequilíbrio do chakra do plexo solar pode exibir cinismo, sarcasmo, competitividade.
No nível espiritual, os problemas do chakra do plexo solar podem aparecer como sentimentos de inutilidade, medo da morte ou estar preso no ego / pessoa / identidade.
Os óleos essenciais incorporam as frequências e propriedades curativas das plantas. Essas frequências e propriedades funcionam em todos os níveis do ser.
A escolha de óleos essenciais é melhor feita em consulta com um profissional de aromaterapia qualificado. Trabalhar com os sete chakras e seus desequilíbrios é complexo, pois tudo está interconectado.
A seguir estão os óleos essenciais do chakra do plexo solar mais comumente usados:
Bergamota
Este óleo doce e cítrico estimula a liberação de sentimentos reprimidos e ajuda a dispersar a energia vital estagnada. Pode ajudar a aliviar a ansiedade, o estresse e a tensão.
A bergamota harmoniza a energia estagnada do fígado ao liberar sentimentos de raiva, especialmente quando a raiva é voltada para dentro e se manifesta como depressão.
A bergamota também é conhecida por seus efeitos benéficos no sistema digestivo.
Toranja
Fresco, leve, floral e frutado, o óleo de toranja é comumente usado para transtornos alimentares, comer demais, supressão do apetite e perda de peso.
Os óleos de toranja também são usados para problemas de vesícula biliar, celulite, desintoxicação linfática e retenção de água.
Como outros óleos cítricos, a toranja ajuda a movimentar a energia estagnada no corpo. Em um nível emocional, Grapefruit ajuda a aliviar o mau humor, a tensão, a irritabilidade e o estresse.
Alecrim
O alecrim foi considerado um arbusto sagrado por muitas civilizações antigas.
O óleo de alecrim é usado para problemas digestivos, como indigestão, inchaço, cólicas estomacais, bem como para suporte do fígado e da vesícula biliar.
Este forte óleo herbáceo é usado quando se está sentindo falta de vontade, falta de fogo interior. O óleo aquece a alma e permite entrar em contato com uma qualidade essencial da força interior.
Mandarim
O óleo de tangerina é benéfico para o fortalecimento do sistema digestivo e do fígado.
Com seu aroma adocicado e cítrico, o óleo é suave, relaxante e promove sensações de alegria.
Quando há um acúmulo excessivo de estresse, a mandarim pode ajudar a dispersar a energia estagnada no fígado e a liberar a tensão e a frustração.
Um óleo muito suave com qualidades sedativas, a mandarim também tem sido usada para insônia e irritabilidade.
Patchouli
Terroso, doce, com um leve aroma amadeirado, o Patchouli é outro óleo usado para amenizar problemas digestivos.
O óleo pode ser usado quando há deficiência de energia nas áreas do baço e do pâncreas.
Em um nível emocional, Patchouli é tranquilizante, calmante e relaxante. Ele harmoniza o centro emocional com o centro da mente, estabilizando a mente quando a preocupação excessiva está presente.
Salva Esclereia
Herbácea, picante e forte, Salvia sclarea é útil em casos de digestão fraca e cólicas intestinais.
No nível mental e emocional, este óleo ajuda a ver com clareza o que está presente no momento, traz clareza às situações e ajuda a aliviar a ansiedade e a depressão.
Um dos meus óleos essenciais favoritos do chakra do plexo solar, Salvia Sclarea nos inspira a ficar com o presente e a buscar a verdade de quem somos.
Nardo
Outro óleo útil para problemas digestivos, como indigestão, flatulência, náuseas e prisão de ventre.
O óleo de Nardo nos ajuda a nos conectar com o Espírito, liberando nossa forte identidade de ego, nossa necessidade de controlar e dominar.
No antigo Egito, Spikenard era usado para aliviar a ansiedade, promover um sono reparador e como um óleo sagrado durante a meditação.
Zimbro
O zimbro é um óleo purificador e aumenta a circulação através dos rins e do fígado. Durante séculos, o Juniper foi usado para desintoxicar o corpo e para limpeza espiritual.
Em um nível emocional, Juniper ajuda a quebrar a estagnação psicológica e liberar energia restrita.
Devido às suas qualidades aromáticas, o Juniper afeta positivamente o sistema nervoso e o equilíbrio emocional. O aroma do óleo de zimbro evoca sentimentos de paz e amor.
Em certas tradições religiosas, o Juniper tem sido usado para proteção e para afastar os maus espíritos.
Limão
O limão é um óleo muito edificante, com um aroma revigorante, intensificador e aquecedor. O limão tem uma forte influência energética no Baço e no Pâncreas.
Como outros óleos cítricos, o limão é útil para limpeza, limpeza linfática, limpeza do fígado e celulite.
Em um nível emocional, o óleo de limão é benéfico para a ansiedade, o alívio do estresse e a promoção de uma sensação de bem-estar. É um óleo calmante, clareador e refrescante.
Camomila Romana
Este óleo calmante e relaxante ajuda a equilibrar o sistema nervoso e emocional.
A camomila romana ajuda o fígado a liberar energia estagnada, purificar o fígado e liberar toxinas.
Doce, gentil, frutado, com um aroma fresco, a Camomila Romana é usada há séculos para aliviar desconfortos estomacais e acalmar as crianças.
Lavanda como óleo essencial do plexo solar chakra
A alfazema é um óleo essencial adaptogênico que atua onde quer que seja necessário.
A lavanda é considerada um dos óleos mais universais. Seus efeitos vão onde o equilíbrio é necessário e muitas vezes é usado como um remédio de “resgate” quando as emoções fortes estão presentes.
Como a bergamota, a lavanda incentiva a liberação de sentimentos reprimidos, dispersando a energia vital estagnada. Ele atua para resfriar e acalmar um fígado hiperativo, restaurando o equilíbrio emocional.
O óleo tem um aroma doce e floral e é frequentemente usado para aliviar a insônia devido à mente hiperativa.