Símbolos do Chakra Frontal e Seu Significado
O significado do símbolo do chakra do terceiro olho é profundo em sua simplicidade. Governado por Krishna, o deus hindu da sabedoria, o símbolo do sexto chakra é o Om posicionado sobre um triângulo invertido que está situado dentro de um círculo entre duas pétalas de lótus. Tomados individualmente, os significados de todos esses elementos são representativos da sabedoria.
Associado ao elemento éter (ou Akasha), o símbolo do sexto chakra é dominado pelo Om. Freqüentemente incluído em tudo, desde a oração à meditação e até mesmo o mundano, como a prática de ioga, é um mantra de ancoragem, foco e reconhecimento do Divino.
A imagem do símbolo do chakra do terceiro olho
Geralmente, não há nenhum animal associado ao chakra do terceiro olho. A explicação é que muitos curandeiros de energia e tradições espirituais não consideram o terceiro olho como parte do corpo físico.
A imagem do símbolo do chakra do terceiro olho contém dois elementos frequentemente associados à sabedoria: o triângulo de cabeça para baixo e a flor de lótus.
Semelhante aos símbolos dos chakras da raiz e da garganta, o triângulo invertido do símbolo do Terceiro Olho tem um duplo propósito em seu simbolismo. A figura geométrica em forma de cone é representativa da canalização de informações para a semente (ou ponto do triângulo) da qual floresce a sabedoria. Da mesma forma, se você olhar para o triângulo de outra direção, os lados alargados são indicativos do crescimento da sabedoria da pessoa que leva à iluminação.
A imagem da flor de lótus é um símbolo de conhecimento quase universal. Associada a Brahma, o deus hindu da criação, a flor de lótus representa:
- prosperidade
- beleza
- fertilidade
- eternidade
Cor e mantra do símbolo do chakra do terceiro olho
O chakra do terceiro olho é representado em tons de índigo – uma mistura dos tons mais profundos de azul e violeta. Juntas, essas cores são representativas de:
- sabedoria
- fé
- mistério
- lealdade
O mantra sagrado “Om” (ou Aum) é sânscrito na origem e se traduz aproximadamente como “a semente de toda a criação”. Sua pronúncia é o que se pode imaginar o zumbido da criação, ou a força vital universal, pode soar.
Apropriadamente, o Om é o representante do Terceiro Olho, ou portal para a Consciência Superior.