Estilos de Meditação – Qual Fala Mais Com Você Espiritualmente?

Estilos de Meditação – Qual Fala Mais Com Você Espiritualmente?

Hoje, a crescente demanda para atingir um estado de espírito saudável deu origem a dezenas de estilos de meditação. Os gurus e instrutores da meditação continuam inventando novas técnicas à medida que os dias passam para garantir que haja algo para todos. Isso significa que não há um número definido que possa contar quantos estilos de meditação existem até hoje. 

Graças às múltiplas invenções nesses estilos, temos uma variedade de opções. Você sempre encontrará uma abordagem que melhor se adapte às suas necessidades, estilo de vida e / ou personalidade. No entanto, isso não significa que escolher um estilo de meditação seja um processo fácil.

Pode ser opressor, o que explica por que a maioria de nós começa experimentando. Experimentar parece ótimo, mas pode consumir a maior parte do seu precioso tempo e energia. O truque é primeiro entender o que todos os estilos de meditação implicam. A compreensão permitirá que você compare o estilo que escolheu com as suas necessidades. 

Quantos estilos de meditação existem?

Existem muitos estilos e técnicas de meditação. As etapas e posturas de todos esses diferentes estilos de meditação são diferentes. Isso significa que você deve aprender a executar cada estilo corretamente. Aqui estão os estilos de meditação mais populares:

  • Meditação Mindfulness

A prática meditativa vem da cultura budista, o que significa que é um dos estilos de meditação budista. É popular no Ocidente, embora a forma seja ligeiramente diferente. Nesse estilo, você deve prestar muita atenção ao momento presente. 

Requer atenção ao seu entorno. Portanto, você deve ser capaz de dizer o que está acontecendo ao seu redor, se é agradável ou não. O conceito-chave desse estilo é ficar alerta, sem demonstrar nenhum julgamento . 

Portanto, você deve tomar nota das mudanças em seu entorno, sem criticá-los por sua aparência.

Praticando Meditação Mindfulness

Siga estas etapas detalhadas se quiser experimentar esta prática:

  1. Sente-se ereto em uma cadeira confortável. Seus pés devem estar apoiados no chão e os braços apoiados nas coxas.
  2. Feche os olhos e concentre-se em como você respira. Deve ser normal.
  3. Direcione toda a sua concentração para as estruturas faciais. Concentre-se na testa, nariz, lábios, bochechas e assim por diante. 
  4. Limpe sua linha de pensamentos e lentamente expanda sua concentração para as outras características do corpo. Permita-se perder no momento. Pode ajudá-lo a relaxar ou redefinir seu radar. 

É muito fácil praticar o estilo meditativo acima. Por ser geral, permite que você amplie sua concentração para outras atividades diárias. 

Benefícios da prática da meditação mindfulness

Segundo pesquisas, esse método de contemplação traz muitos benefícios. Eles incluem:

  1. Melhorando sua memória. Ele aprimora sua capacidade de recordar, o que é útil durante testes como seus testes de matemática .
  2. Melhorando sua qualidade de sono. A concentração profunda o satisfaz, fazendo com que você relaxe e durma profundamente durante a noite. 
  3. Reduzindo seus níveis de ansiedade e estresse. A técnica permite que você reconheça e aceite suas percepções e emoções, sejam elas positivas ou negativas. Com isso, você tende a se preocupar menos com esses fatores, reduzindo, consequentemente, seus níveis de ansiedade e / ou estresse. 
  4. Reduzindo enxaquecas. A enxaqueca pode resultar do aumento do estresse e da ansiedade. Como essa técnica reduz o estresse e a ansiedade, diminui suas chances de ter ataques de enxaqueca frequentes. 
  5. Tratamento da dor. A técnica de atenção plena consiste em treinar sua mente para focar nos aspectos positivos. Portanto, pode ajudá-lo a aliviar a dor, desviando seus pensamentos dela.
  • Meditação Zen
RECOMENDADO:  Chakra do Coração - Anahata

A meditação Zen às vezes é chamada de Zazen. É também uma prática adotada nas tradições budistas e nos estilos de meditação. Assemelha-se à meditação da atenção plena. 

No entanto, difere desta técnica por ser mais exigente em termos de forma e disciplina . O único objetivo desta prática é promover seu estado de alerta e existência. Portanto, se você está procurando um estilo para direcioná-lo em sua jornada espiritual, então o Zazen tem o que você precisa. No entanto, você deve aprender seus passos precisos antes de praticá-lo.

Praticando Meditação Zen

A abordagem recomendada para praticar o Zazen inclui o seguinte:

  1. Encontre uma posição confortável e sente-se. Feche seus olhos.
  2. Concentre-se em sua respiração. Certifique-se de que está respirando pelo nariz e não pela boca. 
  3. Ao contrário de outros estilos de meditação, aqui, você não é obrigado a afastar seus pensamentos. Em vez disso, é-lhe pedido que deixe a sua mente estar e deixe os seus pensamentos vaguearem. Não julgue seus pensamentos, mas, em vez disso, permita que sejam. 
  • Relaxamento progressivo ou meditação corporal

Uma varredura corporal se refere a um exame de corpo inteiro. Da mesma forma, a meditação de varredura corporal ou relaxamento progressivo é uma técnica que o incentiva a examinar todo o corpo em busca de tensão. Este estilo visa reconhecer uma área de tensão e permitir que você a libere.

Normalmente, você deve avaliar as partes do corpo uma a uma, procurando áreas de tensão. Portanto, você pode começar examinando os dedos dos pés e mover para cima ou começar com a cabeça e mover para baixo. Isso depende totalmente de você. 

Durante esse processo de relaxamento progressivo, você deve praticar a concentração para determinar essas áreas de tensão. Em alguns casos, você precisará tensionar os músculos e depois relaxar. Por outro lado, pode ser necessário imaginar uma onda de energia movendo-se pelo corpo para liberar a tensão.

Benefícios da prática da meditação de varredura corporal

A prática contínua deste estilo de meditação pode ajudar das seguintes maneiras:

  1. Melhorando seu relaxamento. O método de relaxamento progressivo permite determinar áreas de alta tensão e aprender como desestressá-las. Como resultado, seus músculos podem relaxar, conseqüentemente relaxando sua mente e outras partes do corpo. 
  2. Melhorando a quantidade e a qualidade do seu sono. Como esse estilo relaxa seu corpo de maneira gradual e regular, você pode dormir tranquila e profundamente durante a noite.
  • Meditação de ioga

Vários tipos de ioga se enquadram na categoria de estilos de meditação. Um deles é a ioga Kundalini. Kundalini é uma frase que se refere a enrolada como uma cobra . 

Kundalini yoga é um estilo de meditação fisicamente ativo que incorpora vários movimentos, respiração e uso de mantras. Seu único objetivo é ajudá-lo a liberar a raiva, as emoções e as energias reprimidas. 

Você deve aprender este estilo de ioga com um iogue credenciado. Normalmente, a aula de ioga Kundalini começa com cantos e termina com canções. No meio da aula, o instrutor também pode incorporar asana e / ou pranayama. A incorporação pode ser útil para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

RECOMENDADO:  Como Despertar os Poderes Adormecidos de Sua Glândula Pineal

Vantagens de praticar Kundalini Yoga

Os benefícios de praticar este estilo incluem:

  1. Força física melhorada. Kundalini é como qualquer outra forma de ioga. Isso significa que melhorará sua força física se for feito continuamente. 
  2. Melhorar a saúde mental. Kundalini yoga ajuda a reduzir a ansiedade, estresse e depressão. Esses são fatores que podem afetar seu bem-estar emocional geral. 
  3. Aliviando a dor. Esta forma de ioga foi identificada para ajudar a aliviar a dor crônica. No entanto, antes de adotá-lo para terapia, certifique-se de consultar seu médico. 
  • Meditação de Amor-Bondade

A bondade amorosa é outro método de reflexão que você pode experimentar. É muito diferente de outros estilos de meditação. Seu único objetivo é ajudá-lo a cultivar o amor e a compaixão. Portanto, com o tempo, você terá um amor imenso por si mesmo, assim como pelos outros.

Esse método é bastante eficaz se você estiver lutando contra vários conflitos interpessoais. Se você deseja despertar o amor que tem por si mesmo e pelos outros, tente esta abordagem. Tudo que você precisa fazer é se concentrar em como você vê a si mesmo e aos outros.

Se você os ama, automaticamente espalha energia positiva para eles. Visto que a energia positiva surge de dentro, significa que você também terá um bom humor. Esse efeito cascata ajudará a melhorar seu bem-estar emocional , além de fortalecer seus laços de relacionamento. 

  • Meditação Vipassana

A meditação Vipassana é outra forma bem conhecida de estilo de meditação sentado, o que significa que a postura correta para fazer essa prática reflexiva é sentado. O termo Vipassana refere-se à habilidade de ver as coisas como realmente são.

Isso também significa que a técnica é observacional. Requer atenção detalhada às suas sensações físicas para compreender a associação entre sua mente e corpo . A meditação Vipassana também pode ser chamada de reflexão perspicaz.

O método de reflexão perspicaz foi desenvolvido por Satya Narayan Goenka. Ele teve como objetivo desenvolver uma abordagem que mude a relação que temos com nossos pensamentos em vez de seu conteúdo. 

Isso significa que enquanto pratica esta técnica, você não precisa agir e reagir aos seus pensamentos, independentemente se eles são negativos ou positivos. O objetivo é observá-los e compreender melhor como eles afetam você.

Praticando Meditação Vipassana

Você precisará fazer o seguinte para praticar a contemplação do insight:

  1. Assuma a postura sentada e cruze as pernas. Suas costas devem estar retas para evitar quaisquer dores nas costas relacionadas . Se você não consegue manter as costas retas ou cruzar as pernas, pode sentar-se na cadeira.
  2. Você então terá que ficar quieto e passar um longo período de silêncio. Enquanto estiver nessa posição, seu objetivo deve refletir vários insights sobre sua vida. Apenas visualize-os e não reaja a esses sentimentos ou pensamentos.

Benefícios da prática da meditação Vipassana

As vantagens de experimentar qualquer um dos diferentes estilos de meditação Vipassana incluem:

  1. Reduzindo o risco de doenças cardiovasculares . Praticar esta técnica tem sido associada à redução da pressão arterial e do colesterol. Esses são dois fatores que aumentam sua suscetibilidade a doenças cardiovasculares. 
  2. Melhorando seu humor. A contemplação perspicaz também pode ajudar a iluminar seu humor, permitindo que você reflita sobre seus valiosos insights. 
  3. Abraçando a impermanência. A abordagem ajuda você a desenvolver uma cultura de não agir de acordo com suas emoções, mas, em vez disso, observá-las. Assim, você pode reconhecer e aceitar as coisas incontroláveis ​​da sua vida.
  • Meditação Guiada
RECOMENDADO:  Meditação do Chakra

A meditação guiada também é conhecida como visualização ou reflexão de imagens. É um dos estilos de meditação mais recomendados para iniciantes devido à sua simplicidade. Ao contrário de outras abordagens, nesta, você deve pintar várias imagens em sua mente. 

As imagens podem ser de um objeto ou local. No entanto, você deve garantir que eles não sejam nada além de apaziguadores. Visualizar essas imagens ajuda a ajustar sua linha de pensamentos e a concentrar sua atenção em algo que você considera relaxante.

Por fim, essas imagens que você pintou em sua mente o ajudarão a se acalmar ou a adormecer. Tudo depende de seus objetivos. Se você nunca experimentou essa prática antes, pode começar com um instrutor ou guia. Com o tempo, você poderá praticar a técnica sozinho. 

Escolha entre os muitos estilos de meditação

Você deve escolher um estilo que fale espiritualmente com você. Em outras palavras, escolha uma técnica que o ajude a descobrir seu significado e propósito na vida. Para fazer isso, você precisará considerar os seguintes fatores:

  • Seu corpo e saúde

Algumas dessas técnicas envolvem ativamente seu corpo, como a ioga Kundalini. Implica a execução de vários movimentos que envolvem algumas partes do corpo. Você deve aprender e ser capaz de compreender os limites do seu corpo. 

Algumas técnicas podem não ser adequadas para você se você tiver alguns problemas de saúde existentes. Portanto, consulte sempre o seu médico para determinar o que é melhor para o seu bem-estar geral .

  • Seu nível de meditação

Se for a primeira vez que você medita, é melhor restringir sua pesquisa a estilos de meditação para iniciantes. As técnicas são mais acolhedoras para os iniciantes, pois contêm menos posturas e etapas mais fáceis. 

  • Seus objetivos

Além do relaxamento, existem vários motivos que explicam por que você pode querer meditar. Você pode querer vencer a insônia, perder peso, melhorar sua memória ou usar um estilo de meditação para substituir o sono.

Diversas técnicas podem atender a todas essas necessidades. Portanto, certifique-se de determinar seu objetivo antes de selecionar uma técnica. Depois disso, você deve sempre consultar seu instrutor e médico sobre sua escolha .

Conclusão

Independentemente de seus objetivos, necessidades e / ou personalidade, existe um estilo de meditação que melhor se adapta a você. Não tenha medo de ler esta lista e aprender esses estilos populares de meditação. O que você precisa pode estar apenas nesta lista.

Quando você observar uma técnica que você acha que pode funcionar para você, consulte seu médico e instrutor de meditação. Eles devem validar se é seguro e podem ajudá-lo a atingir seus objetivos. 

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido

Pegue Seu Ebook Grátis

Conheça o eBook “Desvendando o Terceiro Olho”. Cliquei no botão abaixo para acessar a página de download.